Estás mal sentado e as tuas costas sabem

Editor Inspiring Future
12 janeiro 2021

A pandemia veio para ficar e os recentes desenvolvimentos vão empurrar-nos para um 2º confinamento já confirmado pelo Governo português. Confinamento significa trabalho/estudo a partir de casa e significa má postura e dores nas costas se não tiveres cuidado ou o mobiliário ideal.

 

O problema não é estar sentado!

O problema é a forma como estamos sentados e não, não precisas de ir a correr comprar uma cadeira de Gaming toda XPTO.

O problema começa pelo ensinamento mais básico que temos desde pequenos e o eco mental dos nossos avós/pais: “Senta-te direito! Costas direitas!”. Segundo a especialista de postura Esther Gokhale, esta instrução faz com que tenhamos a tendência a forçar os músculos, o que por sua ver provoca mais pressão sobre os discos da coluna e faz com que as pontas das vértebras choquem entre si – quanto a ti, não sei, mas isto soa mal.

A verdade é que isto até podes gerar falta de circulação na zona lombar e provavelmente passado um tempo, ficamos cansados e não conseguimos continuar.

Na realidade, se não queres rebentar com as tuas costas, o truque está em alonga-las de forma periódica contra a cadeira – vê a demonstração da especialista para perceberes melhor.

 

Os abdominais são importantes para a coluna!

Isto pode parecer estranho, os abdominais estão à frente e as costas são atrás, mas a realidade é que as duas zonas do corpo estão interligadas. Desenvolver um bom “core” é super importante porque dá suporte à coluna. Apesar disto, fazer os tradicionais “crunches” não é bem jogado, até porque eles pressionam os discos lombares!

Se já andaste a fazer aquelas típicas aulas de abdominais do ginásio, sabes que uma das grandes preocupações do instrutor é que tenhas a coluna apoiada quando estás a fazer abdominais e isso acontece porque o objetivo não é fazer pressão na coluna.

Se o teu objetivo é desenvolver apoios musculares para a tua coluna e melhorar a postura, deves na realidade apostar em exercícios que trabalhem os abdominais oblíquos e alongamentos que deem descanso às tuas costas. O yoga e a posição “cadeira” podem ajudar no desenvolvimento muscular de suporte, basicamente a filosofia é: usa os músculos, poupa as articulações!

 

O sofá e a cama, os destruidores.

Quem é que não adora enterrar-se todo no sofá ou na cama? É ótimo, desde que seja com o devido suporte para cuidares das tuas costas. O truque é estares direito, mas relaxado. Se estás direito, mas a fazer esforço para te manteres nessa posição, algo está errado! Adiciona almofadas para não teres de fazer força nas costas!

Dormes de barriga para baixo, alerta vermelho! Dormir de barriga para baixo faz com que arqueies as costas e que o teu pescoço rode 90º, não é uma boa estratégia. O ideal é dormires de lado com uma almofada no meio das pernas para equilibrar o peso e para que umas das pernas não faça tanta pressão.

 

 

Tem em atenção estes truques quando estiveres a estudar ou a trabalhar a partir de casa, para além de te sentires melhor ao longo do tempo, evitas também ter de gastar rios de dinheiro no osteopata e no massagista quando fores mais velho!