Esquece os teus objectivos!

Redator com Futuro
21 outubro 2019

Calma! Não da maneira que estás a pensar!

Se acompanhas o nosso site, vou partir do princípio que és um estudante à procura de respostas. Deves ter imensas perguntas, e a maioria deve estar relacionada com os objetivos que queres alcançar, certo?

“Forget About Setting Goals é o que James Clear tenta transmitir-nos através do seu bestselling Atomic Habits. Clica aqui se quiseres ler um excerto. Acredita: é super interessante.

Acontece que, de acordo com James, o melhor caminho para alcançarmos êxito em qualquer ramo da nossa vida, seja profissional, pessoal ou academicamente, é focarmo-nos em sistemas, e não nos objetivos em si.

I set goals for the grades I wanted to get in school, for the weights I wanted to lift in the gym, for the profits I wanted to earn in business. I succeeded at a few, but I failed at a lot of them.”

Onde estamos a querer ir com isto? Por exemplo, para uma mesma vaga de emprego vamos encontrar uma série de candidatos com o mesmo objetivo, certo? Não vai ser este que os vai distinguir de todo.  Será antes todo o processo de busca de capacidades e atitude, assim como a sua aplicação, que vai fazer a diferença. É a isto que podemos chamar de sistema.

Vejamos um político. Se o seu objetivo for vencer uma eleição, o seu sistema passará pela avaliação das necessidades locais, pela redação de propostas e pela promoção da sua campanha.

Repara: não te estamos de todo a dizer que não devas ter objetivos definidos. Pelo contrário, estes vão sim dar-te um suporte em imprimir dinamismo e direção para teres êxito. No entanto, é improvável que sejas bem sucedido em qualquer um deles se não te autodisciplinares em ferramentas eficazes para o teu dia a dia. Isto começa com coisas simples: ter um quarto arrumado, uma alimentação saudável ou as horas de sono em dia.

Por outro lado, como James nos diz, é possível encontrarmos pessoas bem sucedidas que não tiveram necessariamente objetivos no seu percurso. Foram antes capazes de manter o foco nos sistemas positivos que criaram para si. No que toca a isto, é Bill Walsh, treinador de futebol americano e tricampeão do Super Bowl, que diz:

“The score takes care of itself.”

No nosso site poderás encontrar uma série de sugestões e ideias para construíres sistemas que respondam às tuas necessidades. Lembra-te: não é apenas o método de estudo que tem valor para o sucesso de um estudante. Teres uma rotina saudável, ativa e completa é essencial. Se te focares nesta atitude vais ver que a longo prazo os resultados vão surgindo.