Escola – Universidade – Mercado de Trabalho: Eu transito, tu transitas, ele transita…

Coordenadora do Master Psychology in Business and Economics na Faculdade de Ciências Humanas da UCP
9 maio 2019

A tua vida está cheia de transições... Uma transição incorpora uma mudança entre a situação atual e a situação desejada, ou seja, entre o que é e o que se pretende que seja. A transição pode ser antecipada ou completamente imprevista, desejada ou indesejada, mas tem de ser percebida como tendo um impacto significativo na tua vida.

Por exemplo, quando antecipas a tua entrada no ensino superior estás perante uma transição antecipada e possivelmente muito desejada por ti e pela tua família. No entanto, se os exames nacionais não te correm como esperado, apesar do teu estudo intenso, e põem em causa o teu ingresso na universidade, poderás estar na presença de uma transição indesejada e completamente imprevista. 

Saberás que estás a viver um momento de transição quando o acontecimento provoca uma mudança na forma como te vês a ti próprio/a, como vês o mundo à tua volta e, consequentemente, afecta a interação entre ti e o mundo. A transição pode constitutir-se como uma oportunidade para o teu crescimento ou, pelo contrário, pode bloquear-te, dependendo se tens ou não os recursos necessários para lidar eficazmente com ela, isto é, para efetuares com sucesso a mudança necessária e adaptares-te à nova situação.

Há muito tempo que as transições de vida e, em particular as relativas à escola – universidade – mercado de trabalho, deixaram de ser linerares e completamente planeadas. O mundo está instável, dinâmico, imprevisível, e assim está também a tua carreira! O melhor conselho para viveres com sucesso estas transições, numa época em que a predição do futuro se torna praticamente impossível, é a preparação. De seguida vou dar-te algumas dicas sobre os passos que deves antecipar em cada uma das transições.

Transição do ensino secundário para o ensino superior

Se te encontras no final do 12º ano de escolaridade, e tens de tomar uma decisão em relação à frequência do ensino superior, aqui estão alguns aspetos em que deves refletir:

  • Continuar ou não a estudar: é importante assumires este compromisso contigo mesmo – vais estudar porque tu queres, e estás comprometido com esta decisão. Caso não tenhas a certeza de querer prosseguir estudos ao nível sueprior, podes fazer uma formação não conferente de grau  - CTeSP, Cursos Técnico Superior Profissional - que visa dar-te formação especializada numa área tendo em vista a tua integração próxima no mercado de trabalho;
  • Escolher a zona geográfica da instituição de ensino superior que pretendes frequentar: importa antecipares se pretendes concorrer para instituições de ensino superior a nível nacional (sem restrições geográficas) ou se pretendes ficar o mais próximo possível da tua área de residência. Conversa com os teus pais sobre este assunto, uma vez que viver fora de casa durante o ensino superior tem custos envolvidos; 
  • Escolher o tipo da instituição - ensino superior público ou  privado, universitário ou politécnico, militar e policial: existem várias opções de instituições de ensino superior. Faz uma pesquisa sobre cada uma delas, nomeadamente em termos de características, cursos disponíveis, e custos envolvidos, antes de tomares uma decisão;
  • Estar consciente das tuas características, interesses, competências, valores, e objetivos de vida, e também realizares um levantamento das diferentes profissões que te interessam, e quais as suas características em termos de perfil interesses, competências, contextos de trabalho, e empregabilidade. Consultares um especialista nestas matérias pode ajudar a favorecer este conhecimento de ti próprio/a e do mundo educativo/profissional;
  • Escolher o(s) curso(s)/instituição: nesta fase deves estar capaz de selecionar alguns pares de curso/instituição para colocar nas tuas opções de candidatura ao ensino superior. Para cada curso estuda o seu programa curricular, verifica se se trata de uma licenciatura ou de um mestrado integrado, confirma a média académica de ingresso nos últimos anos letivos, confirma os exames nacionais de acesso que terás de realizar, verifica se existem pré-requisitos (por exemplo, comunicação interpessoal), analisa o número de vagas disponíveis no curso, e faz uma estimativa da tua probabilidade de ingresso com base em diversos cenários (por exemplo, com a tua média atual, com uma eventual descida da média com os exames nacionais).
  • Elaborar uma lista de opções organizadas por ordem de preferência com as combinações curso-universidade: faz uma lista que inclua pelo menos 6 opções de pares curso/instituição, tal como solicitado no boletim de candidatura nacional. As candidaturas às instituições de ensino superior privado não entram nesta lista, por isso coloca estas opções numa outra lista. 

Apesar de todas estas transições serem muito distintas umas das outras, aqui ficam ainda algumas recomendações finais:

  • Qualquer que seja a transição em que te encontras, ela deve ser enquadrada num projeto de vida mais amplo, ou seja, pensa sempre em objetivos a curto, médio e longo-prazo.
  • Para qualquer tomada de decisão em relação ao teu futuro, torna-te um/a explorador/a: 
    • Explora informação sobre ti próprio/a (quem és, qual o percurso que fizeste até agora, e em quem pretendes tornar-te; conhece os teus interesses, valores, competências e atitudes);
    • Explora informação sobre o mundo educativo, formativo e profissional, que apoie uma tomada de decisão consciente e informada
  • Depois de tomares uma decisão desenvolve todo um plano de ação que aumente a probabilidade de alcançares os teus objetivos. Sê específico no seu desenvolvimento, antecipando passos, estratégias e atividades que deves colocar em prática. E, à medida que tornas o plano em ação, vai monitorizando a sua implementação.
  • Pede ajuda! Não tens de passar por estas transições com a sensação de que estás sozinho/a. Pode ajuda aos teus pais, colegas, professores, e psicólogos das instituições educativas em que te encontras. Consulta um psicólogo especialista em questões de carreira, pois qualquer que seja a transição específica que estás a vivenciar, este profissional estará a par dos desenvolvimentos teóricos mais recentes nesta área e saberá exatamente qual é o mais adequado para ti e para a tua situação de carreira.
unsplash-logoJoshua Earle