Entra num grande campus europeu com o Politécnico de Setúbal

7 dezembro 2021

Todos sabemos que quando nos aproximamos da conclusão do ensino secundário é hora de pensar no que vem a seguir. É, neste momento, que colocamos uma série de questões sobre as quais ainda nem temos uma resposta definitiva. Ir ou não ir para o ensino superior? Vale a pena? Qual o curso ideal? Qual a melhor instituição para ti?

Se não estás nesta fase, agora, então é porque ainda irás lá chegar e, nessa altura, vais perceber que todos os pontos de interrogação são algo que faz parte do processo, e que a diversidade de opções que tens são um mundo infinito de possibilidades para escolher como vais querer vencer. Cabe a ti decidir o teu futuro e às instituições de ensino superior darem-te toda a informação necessária para que tomes a decisão mais consciente possível e faças a escolha que melhor se adequa às tuas ambições.

 

E se pudesses estudar num grande campus europeu?

Imaginas-te a tirar o teu curso superior num ambiente internacional, a debater ideias e a criar soluções inovadoras com colegas de vários países? Se é esse o teu caso, então informamos-te que o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) é a instituição de ensino superior que te dá a oportunidade de estudar num verdadeiro campus europeu, sem muros nem fronteiras geográficas. Porquê? Porque o Politécnico de Setúbal integra a Universidade Europeia E³UDRES², criada pela aliança entre o IPS e mais 5 instituições europeias:  a St. Pölten University of Applied Sciences (Áustria), a Hungarian University of Agriculture and Life Sciences (Hungria), a UC Leuven-Limburg University of Applied sciences (Bélgica), a Politehnica University of Timisoara (Roménia) e a Vidzeme University of Applied Sciences (Letónia).

Esta é uma parceria internacional que vai transformar as instituições de ensino superior em centros europeus de conhecimento, para que os mesmos sirvam como uma alavanca de inovação para as regiões em que se inserem. Para além disso, a E³UDRES² vai juntar jovens dos vários países e ativar a sua capacidade de estudo e trabalho em equipas multiculturais, pondo em prática uma autêntica cooperação transnacional, com intercâmbio de ideias e experiências, em diferentes línguas, para enfrentar e vencer os diversos desafios sociais e económicos e ganhar múltiplas competências, tão procuradas pelo mercado de trabalho e absolutamente necessárias no continente europeu. Com o IPS, vais entrar numa universidade que nasce da Europa para a Europa.

 

O que é que isto significa para ti?

Com o Politécnico de Setúbal e a Universidade Europeia E³UDRES², tens a possibilidade de contribuir para definir a universidade do futuro, ajudar a desenvolver regiões mais inteligentes e sustentáveis e ainda serás um dos pioneiros nesta enorme mudança no ensino superior europeu. Num mundo que se altera a cada minuto, poderás desempenhar um papel ativo, não só para esta universidade europeia como para a tua própria região, procurando soluções europeias inovadoras para responder aos desafios que enfrentamos, dentro da nossa comunidade local, e que podem ser aplicadas em qualquer região da Europa.

Seres estudante do IPS significa, assim, estudar num grande campus europeu que te permitirá desenvolver um currículo competitivo e à prova de tudo o que possa acontecer, tornando-te capaz de responder às novas exigências do mercado de trabalho. Para além disso, também irás usufruir de uma experiência académica única em conjunto com os estudantes das seis instituições parceiras e muitos outros que chegam ao campus do IPS, todos os anos, provenientes dos quatro cantos do mundo.

 

A universidade do futuro começa agora

Neste preciso momento, tudo isto já está a acontecer e, de certeza, que tu vais querer apanhar esta ligação direta ao futuro, o quanto antes. Por isso, prepara-te para entrar nesta grande aventura e participa já nas várias atividades que o IPS e a E³UDRES² têm disponíveis para ti, incluindo workshops, competições de geração de ideias, aulas abertas e desafios nas redes sociais.

 

Descobre mais e acompanha todas as novidades em:

Instagram do Politécnico de Setúbal

Site do Politécnico de Setúbal

Instagram da E³UDRES²

Site da E³UDRES²