Ensino Superior vs Ensino Secundário: Quais as diferenças?

Redatora com Futuro
21 agosto 2023

O mundo do ensino superior é algo completamente novo. E por vezes podes sentir-te perdido no meio de tantos termos novos e mudanças. Mas para isso é que o Inspiring Future está aqui, para te ajudar nessa mudança. Então, vou enumerar-te algumas diferenças entre o ensino secundário e o ensino superior. 

 

Disciplinas

No secundário, algo como História, Português e até Matemática são consideradas disciplinas, mas numa licenciatura, mestrado integrado ou CTeSP estás passam a chamar-se Unidades Curriculares, UC, ou "Cadeiras".

Existe também um novo conceito associado a cada UC, os ECTS. Basicamente, os ECTS são créditos, é a medida de esforço daquela disciplina! Quanto mais ECTS, mais difícil será a cadeira e mais horas terás de gastar com ela, à partida!

 

Testes

Os testes são substituídos por Exercícios Escritos, Laboratoriais e/ou Frequências, dependendo de instituição para instituição - podem haver outras formas de avaliação, mas lá está, tudo depende de onde estás.

Se no final do semestre obtiveres uma nota superior a 9,5 em todos os elementos de avaliação podes ou não ir a exame, dependendo da unidade curricular e da instituição:

- Há instituições ou UCs que independentemente das notas que tens tens de ir sempre a exame;

- Há outras que se chumbares ou não tiveres as notas mínimas nas componentes teóricas ou práticas, ficas imediatamente habilitado a recurso ou simplesmente chumbas à cadeira e tens de voltar para o ano;

- Há outras que não têm avaliação contínua e apenas são avalidadas por exame;

- Há UCs que não têm exame e é tudo por avaliação contínua ou "frequência" como se diz no Ensino Superior.

Por exemplo, no secundário fazes testes de Português ao longo do primeiro, segundo e terceiro período e a média do teste e da tua participação e comportamento resulta na tua nota final à disciplina.

No ensino superior, se estiveres no curso de Ciências da Comunicação, por exemplo, vais ter uma unidade curricular de Metodologias de Investigação. A tua nota final a esta unidade curricular vai ser feita através da ponderação dos testes e dos trabalhos.

 

Semestres

No secundário, existem três períodos, na grande maioria das escolas, e durante estes períodos estás a ser avaliado para as mesmas disciplinas.

Bem, na universidade as coisas são um pouco diferentes. Existem dois semestres e estes semestres têm diferentes unidades curriculares, entre si.

Em algumas instituições e cidades, o 2º semestre poderá ter uma pausa a meio para a Queima das Fitas ou Enterro - o nome varia com a região, mas o propósito é sempre o mesmo: celebrar os finalistas e fazer uma festa de arromba!

 

Faltas                                                                                                 

Existe ainda um enorme mito sobre as presenças nas aulas. Bem, se no secundário era praticamente impossível chumbares por faltas (a não ser que faltes a sério e que sejas pro a esconder coisas dos teus pais), nas Instituições de Ensino Superior a coisa muda um pouco.

O mito de que não tens de ir às aulas não é verdade em todas as unidades curriculares, na maior parte das vezes este mito está associado, quase exclusivamente, a aulas teóricas. Pois, em muitas aulas, existe uma coisa incrível. Chama-se: folha de presenças - normalmente é uma folha que passa por toda a gente e toda a gente tem de assinar. Como já deves estar a imaginar, algumas pessoas têm assinaturas muito parecidas! É um bocado mais raro, sobretudo em turmas grandes e cursos com muita gente, mas ainda tens a nossa querida chamada - sim, porque no Ensino Superior os docentes/professores também fazem isso.

 

Professores

Não esperes que saibam o teu nome, sobretudo quando são cursos com muitos alunos. No máximo podem perguntar-te qual é o teu nome em todas as aulas. Mas, vamos ser sinceros, se os professores no secundário passam dois anos contigo e, às vezes, não sabem o teu nome, imagina o que seria dos do ensino superior decorarem no mínimo 90 nomes. 

 

Dificuldade

O maior mito associado é a dificuldade. Não te vamos mentir e dizer que é exatamente igual a estares no secundário. Acredita, não é, existem semanas em que entre trabalhos, exercícios escritos e frequências onde é possível que nem te lembres do teu nome.

Existem outras semanas em que parece que não fazes nada de especial e que o mundo parou. Mas no final tudo compensa quando estás a estudar para seres o que sempre sonhaste.

 

Atividades Extracurriculares

Se quiseres mesmo experimentar coisas diferentes ou próximas do teu curso para te ajudar a ganhar experiência ou a sair da zona de conforto, chegaste a um universo de possibilidades. Associação de Estudantes, Núcleo, Juniores Empresas, Associações Sem Fins Lucrativos, Projetos de Empreendedorismo, são tantas as possibilidades que o problema será mesmo escolheres!

 

Queres saber tudo sobre o Ensino Superior, participar em formações e atividades fora da caixa? Segue o Projeto que é o nosso "irmão" mais velho! O site Unlimited Future e o Instagram @unlimited_future, andamos por lá a dar dicas para desenvolveres o teu currículo e a tua experiência de Ensino Superior para que possas chegar ao Mercado de Trabalho Like a Boss!