Ensino Superior: Primeiro estranha-se depois entranha-se

Redatora com Futuro
30 agosto 2021

Inícios, recomeços, estreias... São palavras que assustam pela mudança que implicam, pela aventura que carregam e, sobretudo, pelo receio do desconhecido, daquilo que está para vir.

O primeiro dia de faculdade, marcado pelo nervosismo, ansiedade, vergonha ou entusiasmo é sempre inesquecível. 

 

Entre a agitação de ter tudo a postos para o arranque desta etapa e a adrenalina por conhecer novas pessoas, o primeiro dia desta aventura parece ser um autêntico turbilhão de emoções.

É crucial sentires-te integrado num espaço que, rapidamente, passará a ser a tua segunda casa, quer seja para as “quintas-feiras mágicas” de festa ou para as noitadas a estudar.

 

Para que aproveites ao máximo o teu ano de caloiro, não deixes de seguir estas dicas para, rapidamente, te integrares neste novo ambiente académico. 

  • Começa já a trabalhar o teu currículo e o networking profissional! Procura fazer parte dos principais núcleos ou da Associação de Estudantes da tua Universidade! Ajudar-te-á a conhecer imensas pessoas com interesses comuns e a contribuíres, positivamente, para a comunidade académica.  
  • Não tenhas receio de abordar os teus colegas! Nem que seja para perguntar onde fica a sala, o importante é não teres vergonha de falar. Lembra-te de que todos os alunos de 1º ano se encontram na mesma situação, por isso, porque não quebrar o gelo e conheceres as pessoas com quem passarás os melhores anos da tua vida?
  • Um dos métodos mais controversos e mediáticos para te integrares é a Praxe, que te proporciona atividades dinâmicas e inclusivas. No entanto, se não gostares da experiência, não te preocupes. Não serás excluído. Até porque hoje em dia, há inúmeras iniciativas de integração alternativas.
  • Todos nos habituamos a uma mudança a seu tempo. O importante é saber que tudo vai correr bem! Há que organizar o nosso tempo racionalmente, e, sobretudo, não stressar. A primeira semana pode até ser demasiado para assimilar, mas com o passar dos dias, ir para a faculdade tornar-se-á uma rotina que em nada estranharás.
  • Dá o primeiro passo nesta vida académica com uma mente aberta. Não te deixes influenciar pela opinião ou experiência de familiares ou amigos. A vivência na faculdade é diferente para cada aluno. Torna-a única, para ti!   

 

Se a primeira semana foi assustadora, não precisas de te preocupar mais! A partir daqui apenas melhorará e, no final, nem vais querer abandonar esta que é a maior e melhor aventura da tua vida, tal como Fernando Pessoa dizia, “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”.