Encontras na FCTUC a resposta aos teus objetivos

O que procuras para a tua formação superior? Se queres uma escola moderna, onde se produz e se cria conhecimento e que te permite uma boa ligação com empresas dos vários ramos de atividade, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) é uma excelente escolha para o teu futuro próximo. Quer pretendas obter formação nas áreas de ciência mais fundamental, no desenvolvimento de repostas tecnológicas atuais ou em temas com ligação mais direta ao mercado de trabalho, encontras na FCTUC resposta aos teus objetivos.

A FCTUC oferece licenciaturas que cobrem várias áreas da engenharia, desde as mais clássicas até às mais recentes, a que se acrescentam vários cursos em ciências exatas e naturais, e ainda o Mestrado Integrado em Arquitetura, num total de mais de duas dezenas de opções para a tua formação inicial. É preocupação constante no funcionamento de todos estes cursos, a proximidade com os teus professores, permitindo uma fácil interação durante o teu percurso académico. A tua formação obtida na FCTUC cruza, de forma equilibrada e adaptada aos objetivos de cada curso, a componente prática com a fundamentação de conceitos e noções, que se pretende ser a característica essencial de quem completa uma formação universitária. Várias das licenciaturas, dependendo das características da respetiva área científica, permitem o contacto direto com empresas em atividade.

Se estás interessado em participar em atividades de investigação científica, a FCTUC é também uma escolha acertada para prosseguires os teus estudos. Não apenas FCTUC é a sede de mais de duas dezenas de unidades de investigação que interagem de forma próxima com a formação dos estudantes, integrando-os o mais cedo possível em programas de iniciação à investigação científica, com a oferta de bolsas que proporcionam a participação em projetos de investigação.

Complementando o que acabou de ser descrito, é apenas natural que a FCTUC te ofereça a possibilidade de prosseguir a tua formação em etapas mais avançadas, o que é concretizado na existência de mais de 50 cursos de mestrado e mais de duas dezenas de cursos de doutoramento. Os mestrados permitem-te uma especialização que corresponda aos teus interesses mais virados para o exercício de atividade fora do meio académico, com fortes ligações ao meio empresarial e proporcionando estágios curriculares espalhados por todo o país.  Em paralelo, encontras formação especializada cuja preocupação principal é a produção de conhecimento ou a criação de respostas tecnologicamente avançadas para as necessidades da vida em sociedade. Se a presença da FCTUC nos meios científicos internacionais é um facto normal, é também um reflexo da criatividade e espírito de iniciativa sempre presente na FCTUC o sucesso internacional que tem tido a criação de start-ups ou spin-offs que aqui têm a sua origem e, muito importante também, encontram apoio da parte da Universidade de Coimbra para o seu lançamento.

Fisicamente, a FCTUC encontra-se instalada em dois polos distintos, um na zona mais histórica da Universidade de Coimbra e um segundo, concentrando essencialmente as áreas de formação mais tecnológica. Esta repartição de espaços permite uma melhor oferta de locais de estudo e de laboratórios aos seus estudantes.

A FCTUC é a casa de aproximadamente 8000 estudantes que incluem as mais diversas nacionalidades, proporcionando, além da formação científica e técnica, uma vivência social e cultural única. Mais do que isso, sendo Coimbra uma cidade de média dimensão em que a comunidade estudantil tem um grande peso, terás a oportunidade de desenvolver a tua formação universitária com interação próxima com colegas que frequentam outras faculdades e cursos da Universidade de Coimbra. Este é um trunfo importante para a tua vida posterior: complementar a tua formação técnica e científica com a perspetiva próxima de quem olha e analisa os problemas, e a vida em geral, de forma distinta. A tua formação obtida em Coimbra terá assim a vantagem de complementar os aspetos específicos da área que escolheste com a abertura societal que acarreta sempre pontos de vista distintos.

Mas é claro que a tua escolha da universidade poderá ter também em conta os teus interesses culturais e desportivos. Mais uma vez, a vantagem de a Universidade de Coimbra estar bem inserida na vida corrente da cidade permite que a Associação Académica da Coimbra te ofereça uma panóplia de escolhas para a tua participação. A diversidade de secções de índole cultural disponível fará com que encontres a atividade certa para completares de forma satisfatória as tuas horas de estudo e trabalho. Se preferires o desporto, a Associação Académica de Coimbra e a Universidade de têm à tua disposição os equipamentos desportivos que responderão aos teus interesses, quer se trate de desporto apenas para te manteres em boa forma quer seja na perspetiva de competição.

Por todas as razões expostas acima, a Universidade de Coimbra e a Faculdade de Ciências e Tecnologia, em particular, responderão certamente aos teus anseios e expectativas quer de formação científica quer para o teu desenvolvimento enquanto Pessoa. Esperamos encontrar-te cá a partir de setembro!