Indecis@ entre Economia ou Gestão? A Nova SBE ajuda-te!

2 junho 2021

Decidir que curso que queremos seguir pode ser o momento-chave do nosso percurso académico. E se pudesses experimentar antes de decidir? Na Nova SBE é possível.

Num campus confortável e soalheiro, que impulsiona o ensino colaborativo, a aprendizagem e momentos de networking estudar na Nova SBE é uma experiência única. Aliando estas características aos programas inovadores e ao ensino de excelência com uma forte componente internacional, não existem dúvidas de que apostar na Nova SBE é a escolha certa e de que as licenciaturas de economia e gestão são o derradeiro passo para um percurso académico de sucesso e para abrir as portas do mercado de trabalho.

Com a licenciatura em economia, os alunos adquirem bases tecnológicas e científicas sólidas, tendo a oportunidade de trabalhar áreas mais específicas como métodos quantitativos, economia do desenvolvimento, finanças ou estatística. Já a licenciatura em gestão oferece uma seleção de disciplinas que contribuem com uma formação de topo nesta área com abordagens ligadas a contabilidade, empreendedorismo, estratégia e marketing.

Para dar resposta às necessidades atuais do mercado de trabalho, ambos os cursos contam, desde 2019, com programação enquanto disciplina obrigatória, que dá a oportunidade aos alunos alunos de ambos os programas de trabalharem esta valiosa competência, que é transversal a várias áreas de atuação.

 

“Sendo a programação uma linguagem global, faz todo o sentido incluí-la nos nossos programas. Para os nossos alunos, adquirir esta competência significa que estarão aptos para colaborar em equipas multidisciplinares e desenvolver a flexibilidade necessária dentro de uma economia digital em constante mudança.”

Professora Ana Balcão Reis, Diretora Académica de Licenciaturas

 

Mas não é tudo: os currículos da Nova SBE adaptam-se aos alunos mais indecisos, que não sabem se deverão escolher economia ou gestão, uma vez que o primeiro ano é idêntico para os dois cursos e a mudança (interna) de curso é garantida no fim deste.

 

“Quando vim para a Nova SBE, soube que tinha a opção de escolher entre Economia e Gestão. Optei primeiro por Gestão (por acaso) e depois por Economia, mas pensei que, como tinha cadeiras de primeiro ano, tanto de Economia como de Gestão, teria oportunidade de perceber o que é que se adequava mais ao meu perfil. Acabei por achar que me enquadrava mais em Gestão.”

Catarina Peres, aluna da Licenciatura em Gestão

 

Para aumentar as hipóteses de entrar na Nova SBE e ter a oportunidade de experimentar ambas as áreas, basta seleccionar as opções “9081 Economia” e “9147 Gestão” no concurso nacional de acesso, pertencentes a “0904 Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Economia”. O cálculo da média de candidatura inclui a prova de ingresso obrigatória de “19 Matemática A” (50 %) e a média final do ensino secundário (50 %).

 

Perguntas adicionais sobre o que fazer para fazer parte desta Nova forma de ser escola, localizada em Portugal e aberta ao mundo? Estamos disponíveis para responder a todas através de studyatnova@novasbe.pt.