E se te ajudasses ajudando alguém?

Redatora com Futuro
14 fevereiro 2021

 

 

Já alguma vez pensaste em como seria bom ajudar alguém? Muitas vezes ou por estares demasiado embrenhado naquele que é o grande objetivo que nos impõem no secundário, ESTUDAR PARA OS EXAMES, ou por simplesmente achares que não tens tempo, acabas por não pensar nos outros, focando-te em ti e no teu objetivo. Depois acabas por ficar tão cansado mentalmente que nada daquilo a que te comprometes corre bem... E o que fazer neste caso?

O voluntariado pode ser a resposta que procuras! Este pode definir-se como a ajuda ao outro sem estar à espera de receber nada em troca. No entanto, apesar de em concreto não haver uma remuneração, há muitas vantagens desta atividade, quer a nível inter e intrapessoal, quer a nível académico e mesmo profissional.

É este tipo de experiências que distingue dois candidatos semelhantes a um mesmo emprego, podendo beneficiar-te. O facto de já teres tido um primeiro contacto com a vida profissional permite-te ter um trunfo em relação aos teus colegas. Mais, ao conviver com diferentes pessoas, criam-se laços e por vezes tens a oportunidade de alargar a tua rede de contactos que futuramente poderá vir a ser útil, com a entrada no mercado de trabalho.

Por outro lado, ao ajudares os outros pondo-te na pele deles, acabas por te desligar um bocadinho da tua realidade. A própria atitude de fazer os outros felizes, leva-te também a estar mais feliz, contigo próprio e com o mundo que te rodeia. Assim, começas a desenvolver a tua inteligência intrapessoal. Ao lidar com as mais diversas situações sentirás diferentes emoções, que, à medida que o tempo passa, poderás compreender e gerir da melhor forma, sendo-te mais fácil resolver problemas.

 Haverá dias em que te apetece menos ir, mas acabas por fortalecer o teu sentido de responsabilidade e o gosto por fazer os outros sorrir, o que não te permitirá dizer que não.

Se ficaste interessado informa-te, passa por esta experiência gratificante, experimenta! Nada melhor do que tirar as tuas próprias conclusões. Existem inúmeras associações que promovem diferentes iniciativas.

Ajuda o próximo e agarra esta oportunidade de crescer enquanto pessoa distribuindo sorrisos!