E se eu fosse estudar para os Países Baixos?

Parceiros Inspiring Future
16 maio 2023

Os Países Baixos têm vindo a ganhar um enorme protagonismo como destino de qualidade no que respeita a estudar fora de Portugal. Em 2021, por força do Brexit, muitos alunos Portugueses, que procuravam financiamento dos seus estudos, deixaram de ver o Reino Unido como opção viável, apontando baterias para países com propinas que, não sendo gratuitas, pudessem ser acessíveis. Assim sendo, os Países Baixos tornaram-se uma alternativa viável e de excelente qualidade.

Com cerca de 10 universidades num top 300 do mundo, de acordo com o prestigiado QS Ranking (Top Universities), os Países Baixos têm mais de 450 licenciaturas e 1225 mestrados disponíveis em Inglês. Certamente que existirá uma boa probabilidade de encontrares o curso que possa fazer mais sentido para ti. Podes procurar o teu curso preferido no seguinte portal: https://www.studyinnl.org/dutch-education/studies?type=Bachelor

 

Quando e como me candidatar?

As candidaturas começam muito mais cedo do que as Portuguesas e, para que faças a tua candidatura com sucesso, precisas de ter bem presente que existem dois tipos de possibilidades:

  1. Candidaturas com numerus fixus ou vagas limitadas; normalmente para cursos nas áreas de Engenharia, Relações Internacionais, Psicologia, Medicina e Ciências Biomédicas, entre outros; neste caso, o prazo de candidatura é 15 de janeiro e, prepara-te, pois poderás ter de fazer um ou outro teste de admissão pedido pela universidade selecionada;
  2. Candidaturas de study choice para as restantes opções. Neste caso, terás prazos de candidatura que podem ser a 15 de Março, 1 de Abril, 1 de Maio ou até mesmo mais tarde.

 

Em suma, deves candidatar-te no ínicio do teu 12º ano de escolaridade para teres tempo de escolheres opções, reunir documentos, enviar as candidaturas, fazeres o teste de Inglês, entre outros aspetos a ter em conta.

 

A minha média é importante?

É verdade que uma média igual ou superior a 14 valores será sempre muito bem tida em conta, mas existem diversas instituições que te oferecem cursos com médias mais baixas. No entanto, terás de ter em conta que te podem pedir elementos importantes como uma carta de motivação, um curriculum vitae, entre outros documentos de cariz qualitativos. Em resumo, ter boas notas é bom, mas também é importante saber explicar porque queremos o curso A ou B, o que fizemos na escola e fora dela, se já praticamos desporto ou fizemos voluntariado e, eventualmente, algum estágio. Estes elementos são preciosos para que a universidade te possa conhecer melhor.

Quanto custam as propinas?

Este é um dos pontos a favor, para além da qualidade de ensino. As propinas custam atualmente 2314 € por ano, sendo que alunos que não frequentaram ainda o ensino superior, ou seja, o teu caso, terão um desconto de 50% no valor da propina de primeiro ano.

E o alojamento?

Este é, para já, o aspeto menos positivo de uma ida para os Países Baixos. O boom de procura provocado pelo Brexit apanhou as universidades dos Países Baixos desprevenidas e neste momento, ao contrário do Reino Unido, não tens, por regra, residências de estudantes da universidade que facilmente te possam alojar. Assim sendo, assim que receberes uma oferta de uma universidades neerlandesa, terás de começar logo a procurar alojamento. Mais uma razão para começares o processo cedo.

A equipa da My Student Adviser é composta por profissionais que lidam há vários anos com processos de candidatura para vários países e trabalhará em conjunto contigo para que saibas qual a opção mais acertada para ti, ou seja, a que mais se adequa aos teus objetivos e ao teu perfil quantitativo e qualitativo enquanto candidato.