Dormir para ser produtivo: Afinal quantas horas de sono precisamos?

Redatora com Futuro
17 junho 2021

Estás-te sempre a queixar que não dormes o suficiente? Adormeces no meio das aulas e nem com cinco cafés consegues abrir os olhos? Estudar para os exames está complicado? Não te consegues concentrar? Este artigo vai ajudar-te!

Viemos finalmente perceber, afinal de contas, quantas horas é que devemos dormir para conseguirmos ser produtivos! Em média, durante a vida, cada um de nós irá dormir cerca de vinte e quatro anos. Sim é verdade! Podíamos estar antes a viajar, a sair com os amigos ou até a estudar aquela hora extra para aquele exame infernal, mas não se preocupem que não é tempo desperdiçado! O sono é fundamental para que o corpo restaure as suas energias. Mas vamos ao que interessa!

Esquece o mito das 8h de sono

Desde sempre que ouvimos que 8h de sono são as necessárias para uma vida saudável e equilibrada. Mas a verdade é que não passa de um mito! Na verdade, devemos dormir entre 6 horas e meia e 7 horas e meia por noite, para atingirmos um estilo de vida saudável e produtivo. Os especialistas dizem mesmo que é pior para o corpo humano dormir mais que 8h por noite, do que dormir apenas 5h. Mas, calma, não quer dizer que agora já tenhas desculpa para ver mais um episódio da tua série antes de ir dormir! Cada um tem necessidades diferentes, não existem horas certas iguais para todos!

O que é que acontece ao nosso cérebro quando não dormimos o suficiente?

De certeza que tens aquele amigo que faz noitadas e mesmo assim parece tão focado como tu quando chegam à escola. Sim, é possível! A verdade é que alguém que não tenha dormido o suficiente pode ter os mesmos resultados que uma pessoa que dormiu 7 horas e meia, apenas com uma diferença! Quer tenhamos dormido o suficiente ou não, a verdade é que existem sempre momentos do dia em que perdemos a atenção. Ficamos cansados e começamos a perder o ritmo - é normal! Mas, no caso de termos dormido as tais 7 horas e meia, o nosso cérebro consegue ativar mecanismos que nos permitem voltar a concentrar! Se tivermos horas a menos de sono, isso já não vai acontecer.

 

Conselhos para um sono produtivo

  • Começa a fazer pequenas sestas todos os dias – pode parecer uma perda de tempo, mas a verdade é que cada vez mais se tem descoberto benefícios em fazer sestas. Todos temos aquele momento do dia em que nos sentimos mais cansados, e fazer uma sesta de cerca de vinte minutos ajuda a voltar a restaurar a nossa energia.
  • Desconecta da rotina antes de ir dormir – há atividades que nos podem ajudar a dormir melhor e mais desconectados da rotina do dia a dia. Antes de ir dormir, faz coisas completamente diferentes daquelas com que ocupas a cabeça durante o dia, fazer exercício físico ou ler livros de ficção são exemplos de atividades possíveis.
  • Gastas as energias físicas e psicológicas – garante que chegas à cama com as energias todas gastas! Tenta equilibrar o cansaço do ginásio com o cansaço da escola, vais ver que faz a diferença quando chegares à cama!

 

Artigo inspirado em How Much Sleep Do We Really Need to Work Productively?