Estudar Direito na Católica no Porto: um percurso completo que abre portas para o Futuro

Faculdade de Direito da Católica no Porto
6 julho 2021

Na Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa encontras licenciaturas de excelência – Licenciatura em Direito e Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão – mas, também, várias iniciativas que promovem o desenvolvimento de valências e de capacidades essenciais.

 

ELSA

A European Law Students’ Association (ELSA) é uma organização internacional gerida por estudantes que procuram alcançar a excelência académica no estudo jurídico.
André Naldinho, secretário-geral da associação da 
ELSA UCP Porto, explica que o grande objetivo desta iniciativa é “potenciar a capacidade profissional dos alunos enquanto futuros juristas”.


 

Sociedade de Debates

É uma associação independente que promove a participação de todos os estudantes da Universidade em debates onde o grande objetivo é o desenvolvimento da retórica, da capacidade de improviso e do poder de argumentação.


Gonçalo Gaia, Presidente da 
Sociedade de Debates da Católica Porto, expõe de que forma é que se realizam os debates competitivos universitários: “Existem quatro equipas - duas vão debater a favor de um determinado ponto e as outras duas vão debater contra esse mesmo ponto. Têm sete minutos para expor os seus argumentos e o raciocínio que os leva a achar que têm mesmo de defender aquela posição. No final, os argumentos são avaliados por uma equipa de adjudicadores que irá decidir qual é a classificação final do debate.”

 


Programa de Mentoria

É um projeto criado por e para estudantes da Faculdade de Direito que pretendem melhorar o seu rendimento académico.
Segundo Luciano Rezende, coordenador do programa, é importante haver mais proximidade entre os alunos. Assim, “do veterano ao caloiro, do mais velho ao mais novo” é possível potenciar a aprendizagem de todos, sempre sob a supervisão dos docentes da Escola de Direito.


O apoio do 
Programa de Mentoria é prestado por alunos da licenciatura em Direito em todas as disciplinas obrigatórias jurídicas do 1º e 2º ano, quer na vertente teórica, quer na vertente prática das unidades curriculares.

A Faculdade de Direito também arquitetou diversos programas próprios de apoio ao estudo e ao desenvolvimento pessoal, exclusivos para os estudantes desta Escola.

A primeira fase de candidaturas  às licenciaturas da Escola do Porto da Faculdade de Direito já começou e termina no dia 6 de agosto. Já a segunda fase inicia-se no dia 16 de agosto e estende-se até ao dia 28 de setembro.