Ciências e Tecnologias ou Línguas e Humanidades? Direito ou Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão? Qual a relação?

Faculdade de Direito da Católica no Porto
16 setembro 2022

Ciências e Tecnologias? Línguas e Humanidades?  Um lugar no mundo do Direito poderá surgir de diferentes caminhos no ensino secundário? Talvez!

Para alguns alunos, esta pode ser uma decisão fácil, mas para outros pode não ser particularmente evidente. Vejamos o exemplo de Angelina Pereira e Ana Rita Magalhães, estudantes da Licenciatura e da Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão da Universidade Católica no Porto, respetivamente.

Angelina Pereira optou pela área de Ciências e Tecnologias pois acreditava que queria ser médica.

Agora que frequenta a Licenciatura em Direito, não se arrepende da sua decisão: “Hoje, voltando atrás, sabendo o sei hoje, a decisão teria sido a mesma, pois apesar de me ter apaixonado pelo Direito, o raciocínio que treinei durante 3 anos estando em ciências é uma ferramenta poderosa, de extrema utilidade.”

Já Ana Rita Magalhães passou pela área de Línguas e Humanidades no ensino secundário, apesar de no momento estar a frequentar a Dupla Licenciatura em Direito e em Gestão.

Por se sentir atraída pelo ramo de Gestão, optou por realizar a disciplina de Matemática A durante o 12º ano e o exame nacional como aluna autoproposta. A seu ver, o percurso no ensino secundário foi “extremamente benéfico” durante a fase de transição para o ensino superior, devido ao nível de ritmo de trabalho e organização que conseguiu alcançar devido à conjugação do estudo dedicado ao plano curricular de Humanidades e da Matemática.

A Escola do Porto da Faculdade de Direito tem ao dispor dos estudantes vários programas de apoio ao estudo e ao desenvolvimento pessoal que podem ser frequentados ao longo do seu percurso académico.

Lê o artigo completo aqui.