6 dicas para um estudo produtivo

10 março 2022

Queres estudar mas não consegues fazê-lo de forma produtiva? Passas horas agarrado aos livros sem sucesso no final? Vamos acabar com esse sufoco!

 

Bloqueia todas as notificações online

Os computadores e tablets são aliados de peso no estudo, mas também um sério motivo de distração. Isto devido aos constantes alertas de novas mensagens de e-mail, de Facebook ou de outros meios. E sem mencionar os smartphones, com as suas SMS e o Whatsapp. Aqui, há que ser drástico e desligar todas as notificações.

Não sejas multitasker, aposta antes no foco e no singletasking!

 

Faz um calendário de estudo

Planear é fundamental, e ferramentas como o Google Calendar e o Sunrise ajudam a elaborar um calendário de estudo. O ideal é visualizar o plano num formato mensal, para ter uma melhor noção do tempo disponível. Para além de marcar os dias dos testes/exames e os dias em que não vai ser de todo possível estudar, recomendamos que dividas o dia de estudo em dois blocos, um de manhã e outro de tarde (ou noite). E não vale a pena planear mentalmente - só observando o calendário no papel ou no ecrã é que consegues criar um verdadeiro compromisso.

Mantém-te fiel ao calendário que criaste e diz que não a tudo o que te desvie do caminho!

 

Criar mapas conceptuais online

É uma boa forma de sistematizar a aprendizagem e distinguir o trigo do joio. Porquê online? Porque vários estudos demonstram que uma das melhores formas de consolidar os conhecimentos é ter de os explicar a outra pessoa. Faz os teus resumos e partilha-os com os colegas.

Se não conheces nenhuma ferramenta para criar um mapa conceptual, a Edit.org tem templates de mapas conceptuais que te podem ajudar!

 

Testa os teus conhecimentos e pede ajuda!

Acompanhar o que os outros estão a estudar é uma ótima forma de perceberes se te está a escapar alguma parte da matéria, e de desfazer algum equívoco. Os grupos de turma do Facebook/Instagram/WhatsApp/Telegram/Discord podem ser uma boa opção.

Fala com os teus colegas de estudo (caso estejas a estudar em grupo), se não existir, cria um grupo nalguma plataforma das que te dissemos em cima para te ajudar ou pergunta a um@ professor@ (quem sabe não @ consegues puxar para o grupo também).

Simula um teste a partir de enunciados dos anos anteriores. De preferência, dentro do tempo habitual do teste. Quando for a sério, vais estar menos nervoso.

 

Representa o texto com gráficos

É mais fácil apreender uma cronologia ou gráfico do que uma gigantesca mancha de texto. Tenta transformar as partes mais importantes do manual em conjuntos de gráficos.

Espero que estas dicas te sejam úteis. E agora: mãos à obra!

 

Se mesmo assim continuas a não conseguir ter um estudo produtivo, faz um diagnóstico aos teus hábitos com perguntas!