Aqui tens dicas para puderes lidar e conviver com a incerteza!

Redatora com Futuro
9 junho 2021

 

O ser humano anseia diariamente por estar cada vez mais informado. Os anos acrescem assim como as responsabilidades e as respetivas incertezas sobre o futuro que te espera. A verdade é que a melhor ferramenta para dar a volta a este problema é tentar não criar certezas.

Nos dias em que vivemos as situações improváveis estão sempre ao virar da esquina, como a pandemia que veio alterar as rotinas e mudar os melhores planos. Neste sentido, é necessário aprenderes a viver com essa ambiguidade. “Saber viver com a insegurança é a única segurança”, afirmou o matemático John Allen Paulos.

 

1.     Não resistas

A resistência prolonga a dor e a dificuldade em recuperar, aprender, crescer e fazer-te sentir melhor. Ao invés de resistires, pratica a aceitação com o que está a acontecer no momento. Esta permite ver a realidade da situação presente e refletir, evitando a paralisação pela incerteza perante um medo ou uma discussão. No entanto, aceitação não é o mesmo que resignação. Não te deixes levar, procura sempre melhorar!

 

2.     Investe em ti

O melhor recurso para uma contribuição positiva no mundo começa em ti! Investir na tua mente e corpo é uma ferramenta essecial para melhorar a tua vida. É necessário investires nas relações, dormires e descansares o suficiente e aproveitares os momentos de diversão. Através deste cuidado equilibrado, conseguirás com o tempo chegar mais próximo do teu máximo potencial.

 

3.     Atividades Saudáveis

Uma das maneiras mais importantes de investir em ti é procurares maneiras saudáveis de consolar as tuas tristezas. Para te sentires seguro e protegido, faz uma lista de atividades, como por exemplo: fazer uma caminhada, ligar a um amigo ou assistir a um vídeo no youtube. São estes pequenos detalhes que te ajudam a perceber quem és e o que queres ser.

 

4.     Presta Atenção

Em vez de imaginares um futuro assustador e desconhecido, conhece o que te rodeia e a ti mesmo. Quando tudo parece estar fora do teu controlo, se souberes prestar atenção ao teu quotidiano e entender as tuas emoções, podes cultivar a calma e a mente aberta.

 

Estas 4 dicas não vão ser instantâneas, não acredites que vai acontecer tudo à 1ª, ou à 2ª, ou à 3ª, dá tempo ao tempo e a ti próprio. Tem paciência, vai com calma e não ponhas metas absurdas, todos nós temos o nosso passo e as nossas limitações, quanto melhor respeitarmos isso, mais facilmente evoluímos e melhor vivemos!