Dicas para estudar português e passar nos exames

Parceiros Inspiring Future
29 julho 2022

Para muitos de nós, estudar a nossa própria língua pode parecer aborrecido, porque sabemos falá-la como nativos e, por isso, sentimos que não temos mais nada para aprender. Contudo, nem mesmo os falantes de português como língua-mãe conhecem a sua língua a cem por cento, por isso, haverá sempre espaço para melhorar.

Para demonstrarmos o nosso verdadeiro potencial no exame de português, há algumas dicas que podemos incluir na nossa rotina de estudo.

 

Praticar a escrita e a redação

A forma como escrevemos é levada em consideração em qualquer exame, mas torna-se ainda mais relevante no exame de português. Não só porque um dos grupos do exame consiste na redação de um texto, como todos os exercícios de escrita nos outros grupos terão pontos que vão ser atribuídos à correção da nossa escrita propriamente dita.

A escrita e a redação têm de ser praticadas se quisermos atingir um bom nível de português. Para isso, um dos exercícios que podemos fazer é a redação de textos (não precisam de ser tão longos como os que temos de escrever no exame) sobre vários temas. Desta forma, vamos estar a treinar a redação de vários tipos de texto.

 

Dar prioridade às matérias que são mais prováveis de sair no exame

É certo que precisamos de um conhecimento global da disciplina quando fazemos o exame, mas também é certo que nem todas as matérias estudadas ao longo das aulas farão parte do exame. Não há forma de sabermos o que realmente vai constar nos exames, mas podemos pedir a opinião a um explicador ou professor de português e focarmo-nos mais nessas matérias. Apesar de poderem sair matérias menos estudadas no exame, a cotação atribuída às matérias que têm mais probabilidade de sair é distintamente mais elevada.

 

Planear tempo para todas as matérias que temos de estudar

É fácil perdermos a noção de quanto tempo de estudo atribuímos a cada matéria, quando estamos a estudar para um exame nacional. Por isso, antes de começarmos o estudo propriamente dito, elaborar um horário em que dedicamos o tempo necessário para cada matéria é uma formar de garantir que não deixamos por estudar nenhum tópico essencial.

 

Ouvir música de fundo

Para muitos de nós, estudar pode não ser a atividade que mais nos estimula e, se o estamos a fazer por obrigação, acabamos por nos entediar rapidamente e focarmo-nos em coisas que nos estimulam mais. Selecionar música que nos ajude a mantermo-nos concentrados durante mais tempo é uma forma de progredir de forma mais rápida e eficaz no nosso estudo.

Para algumas pessoas, músicas acompanhadas de uma letra podem desconcentrá-las, por isso, escolher música sem letra ou cantada numa língua que não compreendemos pode contornar o problema. Existem várias playlists já compostas especificamente para ajudar na concentração durante o estudo, que nos vão ajudar a estudar durante todas as horas que precisarmos.

 

Praticar a memorização

Um dos problemas que enfrentamos ao fazer um teste ou exame é a perda súbita das memórias que acumulámos das matérias que estudámos. Um dos motivos pelos quais isso acontece é o facto de não termos memorizado bem a matéria.

Nem sempre é fácil compreendermos o quão bem memorizámos as matérias quando temos os materiais de estudo à nossa frente. Portanto, uma boa forma de treinar é pôr de parte todos os materiais de estudo e ficarmos só com uma lista de tópicos que estudámos à nossa frente. Forçarmo-nos a relembrar as coisas que lemos vai dar-nos confiança relativamente à nossa preparação para o exame.

 

Prestar atenção aos níveis de stress

O stress afeta de forma negativa vários aspetos da nossa vida, incluindo as nossas horas de estudo. É normal sentirmos stress enquanto estudamos, quer seja porque achamos algumas matérias muito difíceis de compreender, quer seja porque faltam cada vez menos dias para o exame e ainda temos várias matérias para estudar. Contudo, se deixarmos que o stress assuma o controlo, não vamos conseguir dar bom uso às horas que estamos a dedicar ao estudo.

Fazer pausas ou mudar para tarefas menos exigentes é uma boa forma de descomprimir e diminuir os níveis de stress. Parece contraditório, mas usarmos todo o nosso tempo livre para estudar para o exame de português vai render menos do que fazer pequenas pausas quando nos sentimos cansados ou enervados.