As dicas que te podem dar pontos no Exame de Português

Parceiros Inspiring Future
22 maio 2023

Agora que o exame nacional de português se avizinha, é importante começar a delimitar a melhor estratégia para o enfrentar. Para isso, seguem-se algumas dicas para ajudar a estruturar o estudo da melhor maneira!

Se precisares de um apoio extra, no Centro de Explicações PiRQuadrado temos explicadores que te podem dar aquele boost extra! Clica aqui para veres como te podemos ajudar! Podes ainda ter 10% de desconto na inscrição se referires o código #INSPIRING10, aproveita!

1. Lê a pergunta com cuidado e atenção!

Devemos atentar no verbo introdutor e no respetivo significado. Por exemplo, uma questão que inicie com "analise" (examinar atentamente para relacionar as ideias principais, defendendo uma posição com argumentos claros e objetivos), vai exigir algo muito diferente de uma questão que comece com a palavra "define" (na qual devemos explicar claramente um conceito).

 

2. Atenção ao detalhe

De facto, os formalismos importam e podem fazer a diferença entre uma boa e uma má nota. Um acento, uma vírgula ou um erro ortográfico é suficiente para desvalorizar uma resposta.

 

3. A estrutura das respostas de interpretação não deve ser ignorada

É fundamental elaborar sempre um parágrafo introdutório e um de desenvolvimento, utilizando os conectores de discurso adequados.

 

4. Completar as respostas

Quando nos é pedido para identificar um recurso expressivo e o seu respetivo valor, não devemos apenas apresentar uma definição. Explicar a expressividade é interpretar a utilização do recurso estilístico no contexto em que ele surge.

 

5. Recursos expressivos são bastantes frequentes

As questões sobre recursos expressivos são bastante frequentes em exame. A título exemplificativo, quando temos de distinguir uma comparação de uma metáfora, importa considerar que a comparação tem três elementos: o primeiro termo + uma particula comparativa + o segundo termo. Por exemplo:  O teu sorriso é tão branco como pérolas. Na frase, temos o primeiro termo (o sorriso), que é comparado com o segundo termo (as pérolas) através da particula comparativa (tão... como).

Por outro lado, a metáfora incorpora apenas dois elementos (os dois termos que são associados).

Exemplo: Os teus dentes são pérolas. Na frase, reparamos na ausência de qualquer elemento comparativo (tão como, tal como, é parecido com, é igual a, é mais do que...).

 

6. Distingue sentimentos de sensações

Ainda quanto à compreensão textual, releva também distinguir sentimentos de sensações. Nas perguntas de interpretação, quando se requere que se evidencie sentimentos, devemos pensar em alegria, tristeza, saudade... e identificar no texto os segmentos ilustrativas destes. Por outro lado, se nos indagarem sobre sensações, devemos reler o texto e verificar a presença de segmentos textuais que nos remetam para os cinco sentidos: sensações visuais (movimento, cores...), auditivas, gustativas táteis ou olfativas.

 

7. Elaboração de texto

Na elaboração de um texto, temos de atentar às marcas características do género literário pedido, respeitar a estrutura de qualquer trabalho escrito (título, introdução, desenvolvimento e conclusão) e utilizar conectores de discurso que articulem os vários momentos.

 

8. Realiza testes de exame e consulta os critério de correção!

Por último, realizar testes de exame e consultar os respetivos critérios de correção (disponíveis online) é fundamental para entendermos a estrutura e o método a seguir nos exercícios de interpretação, gramática e expressão escrita. 

 

Ainda com dúvidas? Relembramos que o Centro de Explicações PiRQuadrado está disponível para te ajudar com o estudo para os exames! Aproveita 10% de desconto na inscrição se referires o código #INSPIRING10!