As dicas que te podem dar pontos no Exame de Literatura Portuguesa

3 junho 2023

Está na altura de de te preparares a sério para o Exame de Literatura Portuguesa! Resolvemos preparar umas quantas dicas para garantir que conseguias tirar o máximo proveito do teu estudo e que conseguias sacar pontos no Exame Nacional!

Um agradecimento especial ao António Francisco por ser uma grande máquina e nos ter ajudado com estas dicas!

1. Numa folha, regista qual foi percurso que tiveste na disciplina;

A disciplina de Literatura Portuguesa é muito livre, porque dispõe várias obras de opção, o que deve levar a estudar os aspetos essenciais daquilo que deste nas aulas. Nem penses em estudar TUDO o que está nas Aprendizagens Essenciais. Faz uma lista dos conteúdos que deste e procura organizar os recursos que tens, como testes e resumos, de forma a facilitar o teu estudo.


2. Procura textos informativos – manual, livros da biblioteca ou dissertações – sobre as obras e faz mapas mentais;

Não é produtivo fazeres resumos para cada uma das obras/autor. Procura as mais diversas fontes e elabora mapas mentais, onde contemples os aspetos essenciais do autor/obra, tais como, contexto histórico, linhas temáticas, linguagem e estilo e outras características que sejam relevantes sobre o objeto de estudo. Adiciona também palavras do próprio autor, que possam enriquecer o teu texto no grupo III – duas ou três expressões que consideres que são usadas e refletem alguma inovação ou que caracterizam o mesmo.

 

3. Procura outras formas de rever a matéria;

A RTP Ensina apresenta vários documentários sobre obras e autores do programa. Também a disciplina de Português, do Estudo Em Casa, tem aulas sobre alguns conteúdos comuns a Literatura. É sempre bom alternares conteúdo textual com visual no decorrer do teu estudo.

 

4. Realiza os exames dos anos anteriores;

Cada vez mais, os exames de Literatura Portuguesa apelam ao espírito crítico e interpretativo que fazes do texto. Assim, quanto mais textos analisares, mais bem preparado ficas para interpretares qualquer texto que possa sair no exame. Lembra-te que é a estrutura destas provas que te espera!

 

5. Não «despejes» matéria nas respostas de interpretação;

Tendencialmente, quando conhecemos o texto que sai no exame, tentamos usar conteúdos que estudámos. Às vezes, mais vale irmos pelo caminho mais simples. Lermos o texto várias vezes, bem como a pergunta e descrever aquilo que o texto nos diz no momento, tendo em conta a importância de abordares pelo menos, sempre, no mínimo dois tópicos em cada resposta. A não ser que te seja pedido um número de tópicos específicos.

 

6. Sempre que leres um texto, tenta associá-lo a uma imagem, no qual estabeleças uma comparação;

Segundo as Aprendizagens Essenciais, é um dos objetivos do domínio da escrita, «produzir textos críticos com base na comparação de obras lidas com outros textos (literários ou não) e com outras manifestações estéticas». Ou seja, relacionar um texto literário a uma pintura, por exemplo, pode ser alvo de avaliação no exame. É um exercício que te obriga a analisar o texto com maior cuidado e, consequentemente, analisar uma obra de arte, desenvolvendo vários pontos de vista. Às vezes, os manuais apresentam imagens ao lado dos poemas – tenta relacionar o conteúdo dos mesmos à imagem. Se forem bem fundamentados e pertinentes, os teus argumentos são sempre aceites.