As dicas que te podem dar pontos no exame de Inglês

6 junho 2023

Próximo do exame e queres garantir que sacas o máximo de pontos possível? Hoje vamos ajudar-te com o exame de inglês!

1. Divide o estudo em duas partes: Tema + vocabulário e Gramática

Antes de começares a fazer exames dos anos anteriores, o mais importante é que organizes o teu estudo de acordo com os módulos do programa, separando-os em duas partes: 1) os temas com o respetivo vocabulário e 2) gramática. Primeiro, precisas de entender as temáticas dos dois anos e o vocabulário essencial de cada temática, fazendo listas de vocabulário (termos, verbos e expressões). Para isso, aconselho-te a estudares bem os manuais do 10° e 11° ano. Além disso, vê as estruturas gramaticais que podem sair nos exames, familiariza-te com elas e pratica, usando uma gramática apropriada.

 

2. Para além dos exames dos anos anteriores, usa os de Listening para treinar!

Consegues encontrar todos os exames dos anos anteriores online e isso é essencial para obteres uma ótima nota. Faz o download e dedica-te a fazê-los e a estudar os critérios de correção. No que diz respeito à compreensão de texto e à gramática, faz todos os exames, mesmo os antigos com uma estrutura diferente dos exames atuais. Quanto ao listening, faz todos os que estiverem disponíveis e, quando acabares esses, podes sempre pesquisar mais online sob o nome: FCE listening exercises. São muito parecidos e praticar nunca é demais!

 

3. Arranja alguém para treinar os guiões de speaking e usa os do FCE também!

Na internet, encontras todos os guiões dos speaking dos anos anteriores. Fala com pessoas que conheças e que falem bem inglês e pratiquem juntos de acordo com esses guiões. Como o speaking é feito a pares, é sempre vantajoso praticar com alguém que pode servir de teu parceiro como se estivessem mesmo o exame. Quanto mais praticares, mais confortável te sentirás e, portanto, melhor te irá correr o exame. Quando esgotares esses guiões, podes sempre pesquisar na internet FCE speaking samples para mais exemplos parecidos.

Nesta fase do exame, responde única e exclusivamente ao que te é pedido, divagar vai fazer com que o examinador tenha de estar constantemente a dizer "the question was...", "going back to the topic...", etc. Para além disso, nos momentos em que te é pedido para falares sobre um determinado tema, deves sempre iniciar a interação, não deves ficar à espera que o examinador te faça perguntas para explorar o tema mais a fundo - pode dar a indicação que não consegues articular naturalmente uma conversa.

 

4. Fala com outras pessoas que tenham passado o exame!

Algo que pode sempre ajudar é falares com pessoas que tenham feito o exame anteriormente. Elas poderão dizer-te como lhes correu e a experiência delas pode ajudar-te na preparação para o exame. Pode ser que tenham mais conselhos que te possam ser úteis. Por fim, podes sempre recorrer a pessoas que tenham mais experiência com estes exames, especialmente professores e explicadores de inglês.

No entanto, o mais importante em todo o processo de preparação é, sem dúvida, PRATICAR PRATICAR PRATICAR. Organiza primeiro o teu estudo fazendo listas de vocabulário e apontamentos da gramática. Após isso, usa o material disponível dos anos anteriores para praticares.

 

Seguindo estas dicas, de certeza que o exame te irá correr bem!