As dicas que te podem dar pontos no exame de Geografia!

23 maio 2023

Aproxima-se o Exame Nacional de Geografia A e pedimos a alguns colegas, que realizaram o exame em anos anteriores, para te darem alguns conselhos para te preparares da melhor maneira! Vê aqui as dicas que te deixaram:

 

1. Faz um cronograma para o tema “Política Agrícola Comum”

Este é um dos temas com mais peso do programa e um dos que costuma sair todos os anos. Para que não te escape nada: faz um cronograma e obriga-te a associar cada uma das datas aos eventos marcantes. Quadros mentais são mais fáceis de relembrar; e caso te peçam para desenvolver, saberás não só as datas, mas também cada uma das reformas e os respetivos objetivos.

 

2. Consulta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

A única forma de saber ler uma carta sinóptica é praticando. Por isso, coloca os teus conhecimentos à prova usando o IPMA: analisa uma carta sinóptica para um local e hora específica e depois confirma a previsão meteorológica para o mesmo intervalo de tempo. Dessa forma conseguirás perceber se assimilaste corretamente os conhecimentos e se estás preparado/a para o exame. A especificidade do clima português é um tema quase sempre presente (Exames de 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020). Sem pressão!

 

3. Acompanha as novidades em Portugal, na Europa e no Mundo

Ser estudante de Geografia é também acompanhar o que se passa no mundo. No Exame podem pedir-te para comentares um excerto de uma notícia ou um momento marcante da atualidade europeia ou mundial - há quem diga que a Guerra na Ucrânia é um tema altamente provável de aparecer. Pode aparecer uma pergunta sobre uma estatística populacional, a relação de Portugal com a União Europeia...E se estiveres a par das notícias, vais ter muito mais facilidade. (Atenção, esta dica não é um pretexto para veres mais televisão na véspera do Exame.)

A última vez que o tema "Portugal e a União Europeia" apareceu no Exame Nacional foi em 2018. Mas em 2021 ano Portugal assumiu a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia. Não somos de intrigas, mas... pelo sim, pelo não, recomendamos-te uma vista de olhos neste site https://www.2021portugal.eu/pt/.

  

4. Cuidado com as escalas, números grandes não significa mais detalhes!

É fácil perder cotação com distrações e vais sentir-te mal se reparares que te tiraram pontos por um erro tão pequeno. Para nunca mais esquecer: uma grande escala não é a que apresenta números mais altos (1:500 é maior que 1:100000). A escala é maior quando apresenta mais detalhes.

 

5. Os temas mais fáceis estão nas escolhas múltiplas

Parece uma dica cliché, mas é a dica mais importante que temos para te dar. Lê com muita atenção e as vezes que forem necessárias cada uma das escolhas múltiplas. Os temas mais simples costumam sair nas escolhas múltiplas. Ao leres e responderes com cuidado já estás a garantir a cotação dessas questões.

É muito importante que vás devidamente preparad@ para o exame. E como podes fazer isso? Estudando e resolvendo os exames dos anos anteriores fornecidos pelo IAVE. Por exemplo: resolve um exame, vê as soluções, elabora uma grelha, tabela ou lista para que possas saber quais os conteúdos que erraste e precisas de estudar mais. Dessa forma saberás o que precisas de reforçar durante o teu estudo.

Muita sorte! Vai correr bem, vais ver!

 

Artigo redigido por Valquíria Silva

Estudante de Geografia e Planeamento Regional na NOVA FCSH