As dicas que te podem dar pontos no exame de Física e Química

Parceiros Inspiring Future
5 junho 2023

Física e Química é sempre aquele exame tenso…. Entre planos inclinados e equações químicas, descobrir moles e forças, números de Avogrado da vida é sempre uma loucura lidar com este exame. Nada temas, vamos aliviar os “bar” da pressão que este exame causa!

Se precisares de um apoio extra, no Centro de Explicações PiRQuadrado temos explicadores que te podem dar aquele boost extra! Clica aqui para veres como te podemos ajudar! Podes ainda ter 10% de desconto na inscrição se referires o código #INSPIRING10, aproveita! Mas vá, sem mais demoras, aqui vão as dicas:

 

1. Faz uma lista ou resumo com todos tópicos importantes

 

De modo a consolidar conhecimentos a criação de pequenos resumos pode ser a solução. Uma vez que o exame de Físico-Química aborda matéria do 10º e 11º anos, é essencial que tenhas um pequeno texto que possas consultar de modo a fazer uma revisão de toda a matéria. No entanto, por vezes por falta de tempo, a malta não consegue fazer os seus próprios resumos. Quando isso se verifica, a utilização de manuais de preparação para exame podem ser a solução.

NOTA IMPORTANTE: Em cada tópico de cada matéria faz anotações de coisas cruciais e que deves lembrar-te ao longo do exame. Por exemplo:

- A energia só se transfere por trabalho ou calor em sistemas termodinâmicos;
- Se quiseres medir a tensão de um circuito, tens de ligar o voltímetro em paralelo. Se quiseres saber a corrente, tens de ligar o amperímetro em série;
- O raio atómico aumenta ao longo de um grupo e diminui ao longo de um período;
- Quantos mais iões H3O+, mais acidez e menos pH. Quantos mais iões OH-, menos acidez e mais pH.

 

2. Faz um formulário com todas as fórmulas que saem no exame

 

Na disciplina de Física e Química utilizas uma grande quantidade de fórmulas, tantas que pode parecer quase impossível memorizá-las todas para um só exame. Por outro lado, o formulário do exame não tem todas as fórmulas que realmente utilizas, apenas as mais importantes.

Uma ferramenta de estudo essencial é um formulário com todas as fórmulas que deste nos dois anos, organizadas por matéria. Enquanto estudas, utiliza sempre este formulário para ires consultado as fórmulas que necessitas para as resoluções. Verás que desta forma começarás pouco a pouco a memorizar eficazmente tudo o que necessitas de ter presente durante o exame.

 

3. Lista os dados e cuidado com as unidades!

 

Após a leitura do enunciado é essencial que seja extraída toda a informação útil para a realização do exercício. Os dados podem ser assim organizados numa pequena coluna e todas as unidades devem ser verificadas.

Cuidado com a notação e com as unidades que estás a usar, tanto enquanto estudas como durante o exame. Isto vai ajudar-te organizar melhor o raciocínio e a relacionar os diferentes dados em cada pergunta. Para além disso, mesmo que te enganes nos cálculos a realizar, ganharás sempre alguns pontos ao mostrar que identificas bem os conceitos envolvidos no problema, tal como está referido nos critérios de avaliação.


NOTA IMPORTANTE: Presta também atenção e verifica se a pergunta que estás a resolver pede para o resultado ser apresentado em unidades especificas! Se não forem pedidas unidades específicas, certifica-te que todos cálculos e apresentação dos resultados são feitos nas unidades do Sistema Internacional (SI).

 

4. Faz Testes Intermédios, Exames e Provas Modelo

 

Apesar de rever e resumir a matéria ser essencial, ainda mais importante é resolveres exames de anos anteriores. Tenta resolver cada exame apenas com os teus conhecimentos e sem consultares resoluções ou critérios para ficares com uma boa noção de como estás em cada matéria. Caso tenhas dificuldade em exercícios específicos, revê a teoria relacionada e resolve diversos exercícios dessa matéria do teu manual e caderno de atividades. Durante o exame, começa sempre por resolver os exercícios em que te sentes mais à vontade, deixando os mais complexos para o final, de forma a não perderes pontos nas perguntas em que estás mais confortável por falta de tempo. Habitua-te a utilizar esta tática quando praticares em exames de anos anteriores.

 

5. Cronometra o teu estudo

 

Deves criar uma rotina de estudo, sobretudo quando estás a resolver provas de outros anos.  Durante a realização de uma prova, o tempo é um dos fatores que pode determinar o sucesso ou insucesso da mesma. Se cronometrares o tempo que demoras na realização dos exames consegues perceber quais são as matérias que tens mais dificuldade e onde tens de trabalhar mais. Para além disso, ficas com uma noção do quão rápido tens de ser durante o exame "real".

 

Boa sorte com esse estudo!!! Só para relembrar, se precisares de ajuda, temos explicadores que te podem ajudar a chegar a nota que precisas! Clica aqui para veres como te podemos ajudar! Podes ainda ter 10% de desconto na inscrição se referires o código #INSPIRING10, aproveita!