As dicas que te podem dar pontos no exame de Biologia e Geologia

Parceiros Inspiring Future
29 maio 2023

O Exame de Biologia e Geologia é sempre aquele exame que parece meio de Português, meio científico… aquele monstro de sete cabeças que nos atormenta constantemente…, mas, com estas dez dicas que temos para ti, acreditamos que vais conseguir ultrapassar esta fase e sacar a nota que precisas – assumindo que estás a estudar tudo direitinho!

Se precisares de um apoio extra, no Centro de Explicações PiRQuadrado temos explicadores que te podem dar aquele boost extra! Clica aqui para veres como te podemos ajudar! Podes ainda ter 10% de desconto na inscrição se referires o código #INSPIRING10, aproveita!

Sem mais demoras, vamos lá às dicas:

 

1. Interpretação de experiências

Não é preciso ser vidente para saber que irá sair uma experiência laboratorial para interpretar. Neste caso, tem atenção que tanto poderá estar relacionada com Biologia como com Geologia, por isso, no teu estudo não te foques apenas em experiências de Biologia, cada vez mais é dado foco na Geologia. Aqui, o principal é perceber o objetivo da experiência, saber diferenciar grupos de controlo, de grupos de tratamento e identificar corretamente as variáveis independentes e dependentes. Os resultados podem aparecer em vários formatos: gráficos, tabelas, imagens, texto... É importante saber interpretá-los e discuti-los, independentemente de como eles possam aparecer.

 

2. Membrana Plasmática e Transportes Transmembranares

Sabes porque é que o modelo explicativo da estrutura da membrana plasmática se chama “Modelo do Mosaico Fluido”? Se não sabes, então precisas de rever este tema. A membrana plasmática constitui uma barreira selectiva entre o meio intracelular e o meio extracelular, o que significa que nem todas as substâncias a conseguem atravessar. O transporte de substâncias através da membrana pode ser passivo (sem gasto de energia) ou ativo (com consumo de energia). Para um transporte ocorrer sem gasto de energia, significa que o movimento das moléculas é a favor do gradiente de concentração, em contrapartida, é necessário utilizar ATP quando queremos movimentar moléculas contra o gradiente de concentração.

 

3. O importante a saber sobre as plantas!

As plantas são seres autotróficos – produzem a sua própria matéria orgânica num processo chamado fotossíntese! A fotossíntese compreende duas etapas distintas: na primeira, a fase fotoquímica, usando a luz solar, produzem-se duas moléculas importantes que serão usadas na fase seguinte, o ATP e o NADPH; na segunda, a fase química, usando o ATP e o NADPH produzidos anteriormente, a planta consegue fixar dióxido de carbono atmosférico, numa via metabólica denominada “Ciclo de Calvin”. Para levar a matéria orgânica a todas as partes do corpo, a planta utiliza um tecido especializado chamado Floema. Por sua vez, o xilema é responsável por transportar água e sais minerais, desde a raiz até à parte superior da planta. Sabes como ocorre a translocação da seiva bruta e da seiva elaborada? Existem 3 hipóteses explicativas que precisas de saber!

 

4. E sobre os animais?

De uma forma resumida, são abordados os sistemas digestivos, respiratórios e circulatórios. O meu conselho para que a matéria fique mais sintetizada é que elabores um quadro em que juntes estes três tópicos, assim consegues visualizar todas as características de determinado grupo animal. Em relação ao sistema digestivo, o tubo digestivo é completo ou incompleto? O sangue abandona os vasos (sistema aberto) ou nunca sai de circulação (sistema fechado)? No caso do sistema circulatório fechado, a circulação é simples, dupla incompleta ou dupla completa? Por último, no sistema respiratório a difusão de gases é direta ou indireta? Caso seja indireta, através de que estruturas se dão as trocas gasosas? Saberes a estrutura onde elas ocorrem vai permitir-te classificar a hematose (cutânea, branquial ou pulmonar).

 

5. O DNA e as proteínas

O DNA é a molécula responsável pelo armazenamento da informação genética, mas são as proteínas que têm o trabalho todo dentro da célula! As proteínas podem ter inúmeras funções dentro das células, entre elas, a função enzimática, contribuindo para que a maioria das reações a nível celular possam ocorrer. Elas, as proteínas, são obtidas através da leitura do DNA num processo bastante conhecido – a Síntese Proteica. O código genético é o dicionário da vida, e através dele conseguimos (literalmente) traduzir aquilo que está escrito nos ácidos nucleicos. Sabes todas as etapas que fazem parte deste processo?

 

6. Mitose x Meiose

Não podes ir a exame sem conseguir comparar a mitose e a meiose, por isso, não descartes este tema e garante que compreendes bem todos os acontecimentos. Antes de passares para as etapas propriamente ditas, existem determinados conceitos que precisas mesmo de entender... O que são cromossomas homólogos? Quando temos cromossomas com um cromatídeo ou com dois cromatídeos? O que significa o termo “haplóide” e “diplóide”? Não te esqueças que na mitose não ocorre mudança da ploidia na célula, ao contrário da meiose que ocorre para formar gâmetas (ciclo de vida diplonte) ou esporos (ciclo de vida haplodiplonte).

 

7. Perspetivas evolucionistas

Uma das perguntas de desenvolvimento que mais frequentemente aparece em exame é para explicar uma dada situação (descrita no enunciado) à luz de determinada perspetiva evolucionista. Existem três: lamarckismo; darwinismo e neodarwinismo. Cada uma delas é assente em determinados pressupostos e recorrendo a ideias de pensamento específicas, e por norma, conseguimos sempre explicar determinado exemplo com base em cada uma delas. Ao resolveres exames antigos, irão aparecer-te diversas perguntas deste género, mas faz mais que isso! Por exemplo, se aparecer uma pergunta sobre lamarckismo, após resolvê-la de acordo com isso, experimenta fazer o mesmo mas recorrendo ao darwinismo e ao neodarwinismo. Este tipo de exercícios vai ajudar-te a consolidar as diferenças entre as três teorias.

 

8. Rochas sedimentares

As rochas sedimentares são as únicas que têm por base a geodinâmica externa do nosso planeta. Saber ao detalhe todas as etapas da sua formação é essencial. A meteorização química dá-te dores de cabeça? Não te preocupes, começa por perceber a dissolução da calcite (que leva à formação de grutas) e a hidrólise de feldspatos (que resulta na formação de argilas), estes dois exemplos são os mais frequentes. É nas rochas sedimentares que temos escrita grande parte da história da Terra – a datação relativa é uma parte muito importante da matéria de geologia, por isso, garante que sabes tudo sobre fósseis e que tens presente todos os princípios de estratigrafia.

 

9. Rochas magmáticas

Do arrefecimento do magma formam-se as rochas magmáticas. Mas não precisamos de saber apenas que rochas magmáticas se formam, precisamos de saber também como se formam os diferentes tipos de magmas – riolítico, andesítico e basáltico. Ao estudares as rochas magmáticas, podes aproveitar para rever o capítulo do vulcanismo pois estão relacionados. Das erupções vulcânicas originam-se rochas magmáticas extrusivas, que apresentam minerais pouco desenvolvidos uma vez que o arrefecimento do magma acontece rapidamente. Nas rochas magmáticas conseguimos ainda aplicar um outro tipo de datação – a datação radiométrica.

 

10. Falhas e Sismos

Sabes identificar uma falha normal e uma falha inversa? Se não sabes, ainda estás a tempo de ver essa parte. Uma falha forma-se quando as formações rochosas atingem o seu limite de resistência e não conseguem acumular mais energia, assim, esta energia é libertada de forma repentina originando sismos. Existem ondas internas e ondas superficiais. Caracteriza cada uma delas, e relativamente aos sismos, garante que sabes diferenciar a intensidade da magnitude, são parâmetros diferentes! Ainda em relação às ondas internas, a propagação das ondas P e S contribuiram de forma significativa para o estudo da estrutura interna da Terra.

 

11. Dica especial para aqueles que leem artigos até ao fim

As opções de escolha múltipla que têm as palavras “sempre”, “nunca”, “apenas” ou “somente”, na grande maioria das vezes não estão corretas. Começa por analisar essas primeiro e excluí-las de imediato caso não faça sentido com a pergunta.

Ainda com dúvidas? Relembramos que o Centro de Explicações PiRQuadrado está disponível para te ajudar com o estudo para os exames! Aproveita 10% de desconto na inscrição se referires o código #INSPIRING10!