Descobre como podes estudar no estrangeiro!

Gestora Estratégica de Comunicação - Inspiring Future
19 fevereiro 2024

Estudar no estrangeiro é uma possibilidade para ti, mas ainda tens algumas dúvidas? Lê este artigo até ao fim.

 

Vamos dar-te 5 motivos para avançares com a tua decisão:

 

1. Desenvolver autonomia 💪

Se tal como a maioria dos estudantes do Ensino Secundário, sempre viveste com os teus pais, é normal que não tenhas desenvolvido muita autonomia em questões, tais como, ir às compras, preparar refeições ou tratar da roupa.

Nesse sentido, esta experiência enquanto estudante no estrangeiro pode ser a oportunidade perfeita para desenvolveres a tua autonomia.

Como vais viver sozinh@ ou, pelo menos, longe dos teus pais, aconteça o que acontecer, estarás por tua conta e risco!

 

2. Viajar pelo mundo 🌍

Quando decides estudar no estrangeiro, decides viajar, no mínimo, até ao teu país de destino. No entanto, se quiseres aproveitar esta temporada a viver noutro país, para conheceres os países vizinhos, poderás, perfeitamente, fazê-lo.

Por vivermos em Portugal, na cauda da Europa, as viagens pelo continente europeu costumam ser dispendiosas. Contudo, se viajares de comboio a partir da Europa Central ou de Leste, conseguirás conhecer vários países sem precisares de fazer um grande investimento.

O mesmo acontece no continente asiático. A viagem de Portugal até à Ásia pode ser cara, mas a partir do momento em que lá estás, conhecer os vários países fica bem mais em conta.

Agora já sabes, para além de escolheres o teu país de destino, escolhe também os países vizinhos que gostavas de visitar!

 

3. Contactar com diferentes culturas 🚀

Tal como tu, existem jovens dos 4 cantos do mundo com a ambição de estudar no estrangeiro. Por isso, é super natural que, no decorrer desta experiência, te cruzes com pessoas de diferentes origens e culturas.

Qual é que é a grande vantagem deste "intercâmbio cultural"? A grande vantagem é que vais poder perceber que pessoas com culturas diferentes, lidam com os mesmos desafios de formas diferentes. O que te virá a dar muito jeito no futuro, já que a capacidade de lidar com diferentes culturas é, altamente valorizada, no mercado de trabalho!

 

4. Desenvolver soft skills 😎

Estares por tua conta e risco, num país estrangeiro, vai empurrar-te para uma zona chamada: “zona de desconforto”.

No início, pode parecer assustador mas, a boa notícia é que, só crescemos, no desconforto. Quando já estamos confortáveis, deixamos de evoluir!

Assim sendo, esta experiência fora da tua zona de conforto vai permitir-te desenvolver todo um conjunto de soft skills, isto é, um conjunto de competências que são muito valorizadas no mercado de trabalho. 

A título de exemplo, vais poder melhorar a tua gestão de tempo e organização pessoal, porque não vais poder contar com o teu pai ou a tua mãe para te arrancarem da cama de manhã. Ser pontual é algo que só dependerá de ti. Do mesmo modo que, as consequências de chegares depois da hora, também só recairão sobre ti...

 

5. Acrescentar valor ao teu currículo 📄

Se juntares o desenvolvimento das soft skills, ao prestígio associado às escolas estrangeiras, facilmente perceberás que esta experiência vai acrescentar muito valor ao teu currículo!

Mas, para que não restem quaisquer dúvidas, vamos deixar-te aqui alguns dados estatísticos:

👉 A taxa de desemprego para quem nunca teve uma experiência no estrangeiro é superior em 23%, face a quem já teve;

👉 92% dos empregadores procuram traços de personalidade que estão, diretamente relacionados, com experiências internacionais;

👉Colaboradores com experiências profissionais no estrangeiro apresentam uma probabilidade superior em 62%, de conseguirem subir na carreira, ao ponto de atingirem cargos de chefia.

 

Agora que já te demos 5 razões para avançares com a tua decisão, resta perceber em que moldes o podes fazer.

 

Se achas que só podes estudar no estrangeiro, a partir do Ensino Superior, a boa notícia é que existem mais formas através das quais podes concretizar este teu objetivo. Podes:

👉 Fazer um curso de línguas;

👉 Acabar o Ensino Secundário no estrangeiro;

👉 Fazer um curso de verão ou de inverno. 

 

Estudar no estrangeiro exige passar por todo um processo, desde a candidatura à Instituição de Ensino, até ao dia em que chegas ao país e tens uma cama para dormir...

 

O que te sugerimos é que comeces a pensar nestas questões com antecedência, para evitares cometer erros que comprometam a qualidade da tua experiência. 👀

 

Se precisares de ajuda nesta missão, podes sempre entrar em contacto direto com os nossos parceiros internacionais. Instituições de Ensino Superior e Agências que, caso seja do teu interesse, poderão tratar de todo este processo por ti.

 

Podes encontrar a nossa lista de parceiros aqui. 😉

 

Para mais informações sobre este tema, clica no play e ouve o que o Diogo te tem a dizer: