Com o IPS, o ensino superior está mais perto de ti

18 julho 2022

Para além das cidades de Setúbal e do Barreiro, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) alargou a sua abrangência territorial, disponibilizando ensino superior no Alentejo e na zona norte de Lisboa, através dos seus Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP). Ao ensino prático com um semestre de estágio incluído, e à possibilidade de prosseguir estudos para licenciatura sem ter de realizar os exames nacionais, junta-se agora uma nova razão de peso para optar por um CTeSP do IPS: a proximidade geográfica.  

Partir “com mais bases” para uma licenciatura


Sines | CTeSP em Automação, Robótica e Controlo Industrial

 

Hoje, já está a caminho do 3º ano da Licenciatura em Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação, mas foi em Sines que Filipe Frazão teve o seu primeiro contacto com o IPS, a apenas 20 minutos da sua zona de residência, em Santo André.

Vindo de um curso profissional na Escola Tecnológica do Litoral Alentejano (ETLA), acabaria por seguir os passos e a “orientação” do irmão mais velho, que já tinha frequentado o CTeSP em Automação, Robótica e Controlo Industrial no IPS, tendo ingressado numa licenciatura dentro da mesma área de formação.

“A localização geográfica ajudou bastante. Como o CTeSP iria decorrer nas instalações da ETLA não era necessário ir para Setúbal, ou seja, não precisava de arrendar um quarto e assim mais dinheiro era poupado para estudos futuros”, confessa.

O semestre de estágio do Filipe foi na Oficina Lu Ban Portuguesa, um laboratório de indústria 4.0 instalado no campus do IPS, em Setúbal, que permitiu um contacto direto com os mais recentes avanços tecnológicos ao serviço da indústria. “Neste estágio, com a orientação do professor José Lucas, consegui aplicar bastantes conhecimentos ao nível de automação que tinham sido adquiridos em aulas”, sublinha.

Além da proximidade de casa, que lhe permitiu perceber se estava na formação certa, sem investir muitos recursos, este CTeSP em Sines, um dos nove que compõem a oferta formativa do IPS no Alentejo e na zona norte de Lisboa, abriu-lhe o caminho para a licenciatura, a partir de uma base de conhecimentos mais sólida.

“Os CTeSP são bastante úteis para alunos do ensino profissional que querem entrar no ensino superior, porque dão-lhes acesso a uma licenciatura sem precisar de fazer exames nacionais”, justifica, sublinhando que, no seu caso, o CTeSP em Automação, Robótica e Controlo Industrial deu-lhe “não só as bases, como também algumas equivalências a diversas unidades curriculares da licenciatura que estou agora a frequentar, também, no IPS”.

CTeSP disponíveis no Alentejo

-> Grândola

Produção Aeronáutica

Gestão de Turismo

-> Ponte de Sor

Produção Aeronáutica

->Sines

Automação, Robótica e Controlo Industrial

Logística

 

Menos teoria, mais desafios reais


Loures | CTeSP em Logística

 

Tiago Miranda é protagonista de um percurso algo atípico entre os estudantes que procuram a modalidade CTeSP. Abandonou um curso universitário na área da Engenharia Civil, que não estava a corresponder às expetativas “porque não sentia vocação para aquela área”, e foi atrás de uma oportunidade de “chegar o mais rapidamente possível ao mercado de trabalho e numa área em que estivesse realmente interessado”, a dos Transportes e Logística.

Sentia-se cansado da excessiva carga teórica – “na Universidade, não vemos a parte prática do que estamos a estudar até muito tarde” – e ansioso para lidar com “problemas reais”. Nas suas buscas, deparou-se com o CTeSP em Logística do IPS, disponível em Loures. Residente na zona de Sintra, estava a apenas meia-hora das salas de aula. “É o local mais próximo da minha residência com um curso de ensino superior nesta área. Não vivo em Loures, mas estava disposto a fazer mais uns quilómetros para encontrar um curso com estas características”, recorda.

Agora a terminar o 1º ano, não se arrepende da mudança de rumo e elogia os métodos de ensino e os professores. “É uma experiência de ensino superior muito diferente da habitual, muito mais focada em ajudar e preparar os alunos a entrar no mercado”.

Apesar de manter a intenção inicial de “começar a trabalhar na área, o mais rapidamente possível”, o Tiago confessa que, entretanto, já começou a ponderar a possibilidade de frequentar a licenciatura enquanto trabalha. Por razões óbvias, a sua primeira opção será o IPS, garante, mais concretamente a Licenciatura de Gestão da Distribuição e da Logística, uma formação pioneira no ensino superior, lançada pelo Politécnico de Setúbal há 24 anos.

“Há muita pressão para decidirmos o que queremos aos 18 anos. Senti isso na pele ao entrar num curso que se revelou diferente do que eu procurava. Agora tenho outra maturidade, já sei bem o que quero e quero saber mais sobre Logística”, conclui.

CTeSP disponíveis em Lisboa

-> Amadora

Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação

Produção Audiovisual

-> Loures

Logística

-> Vila Franca de Xira

Tecnologias de Laboratório Químico e Biológico

Candidaturas abertas até 16 de agosto

 

Os CTeSP são cursos superiores de curta duração a que podem aceder todos os alunos com o ensino secundário completo ou ensino profissional equivalente. Atualmente, no IPS, encontras um total de 24 CTeSP nas áreas das ciências sociais, desporto, ciências empresariais e tecnologia. Setúbal, Barreiro, Grândola, Ponte de Sor, Sines, Amadora, Loures e Vila Franca de Xira são os concelhos onde podes encontrar esta oferta formativa, sendo que os cursos fora dos campi do IPS são apoiados financeiramente por fundos europeus dos Programas Operacionais Regionais Centro, Lisboa e Alentejo e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A 1ª fase de candidaturas aos CTeSP do Politécnico de Setúbal já está a decorrer!

Queres começar já a colocar o teu talento em prática? Sabe mais e vê como podes candidatar-te em studyinsetubal.pt