Escolhe o teu curso no IPCA! Candidaturas para CTeSP até 30 de agosto!

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
28 agosto 2023

IPCA reforça oferta educativa e já são cerca de 50 CTeSP´s. É desta forma que o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, instituição pública de ensino superior sedeada em Barcelos, dá as boas-vindas ao ano letivo 2023/2024.

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) – que, além do Campus em Barcelos, já tem polos em Braga, Guimarães, Esposende, Famalicão e Vila Verde – pretende reforçar (mais) a sua relação de proximidade com a sociedade civil, oferecendo cursos CTeSP´s em regime laboral e pós-laboral.

Já para este ano letivo, são 47 os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) que o IPCA disponibiliza.

A oferta formativa da instituição é bastante diversa, estendendo-se às áreas da gestão, tecnologia, design, deporto, hotelaria e turismo.

Os cursos TeSP têm a duração de dois anos, com o último semestre em formato de estágio curricular integrado em empresa. As novidades para o próximo ano letivo neste nível de ensino são os cursos de Design de Jogos Digitais, Inovação Tecnológica para a Gestão no Setor Social, Gestão e Manutenção de Infraestruturas, Industrialização e Qualidade Alimentar, Preparação e Fabrico de Estruturas Modulares, Turismo do Desporto e Atividades Náuticas e Exercício Físico, Saúde e Bem-Estar. As candidaturas aos cursos TeSP estão a decorrer até 30 de agosto em ipca.pt.

 

A parceria com empresas é prática comum em todas as áreas do IPCA. Um dos melhores exemplos desta proximidade é o TeSP em Tecnologia e Inovação Informática, um curso lecionado com a Deloitte. A empresa financia os custos académicos dos alunos, nomeadamente as propinas e taxas de matrícula. Além disso, a empresa atribui, a todos os estudantes, uma bolsa de 400 euros mensais no primeiro semestre do primeiro ano e uma bolsa de 500 euros mensais no segundo semestre do primeiro ano. No segundo ano, o apoio financeiro depende do mérito escolar.

 O CTeSP de Industrialização e Fabrico Inteligente é outro caso em que a parceria entre a academia e as empresas, neste caso a Bosch, foi um sucesso. Trata-se de um curso de upskilling e reskilling de desenvolvimento profissional destinado a quem quer aprender novas competências nas áreas de Tecnologia Industrial. Inclui uma bolsa de estágio no valor de três mil euros por ano letivo oferecida pela Bosch.

Com todo o conhecimento prático transmitido, a par da investigação desenvolvida e da estratégia de proximidade com a população, o empenho diário do IPCA reflete-se, ano após ano, no crescimento das empresas, da região e do país.

Uma das maiores apostas do IPCA é, portanto, na relação com o mercado de trabalho. Ao oferecer formações em parceria com o tecido empresarial e industrial da região, a instituição gera capacitação, empregabilidade e desenvolvimento. Isso reflete-se no que acontece aos diplomados assim que terminam os estudos: a grande maioria encontra empregabilidade plena, especialmente na área da tecnologia.

 

Se planeias fazer um CTeSP, conhece a oferta do IPCA:

 

As candidaturas aos cursos técnicos superiores profissionais do IPCA decorrem até ao dia 30 de agosto em ipca.pt.