Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD): conjugar o futuro no presente!

A UTAD espera por ti. Quer ajudar a construir o teu futuro. Ao entrares nesta Universidade tens um reino maravilhoso para descobrir. Jovem, dinâmica, impulsionadora de desenvolvimento, a UTAD abre-se ao país e ao mundo com uma formação exigente e uma investigação de alta qualidade. Os desafios do futuro encontram aqui as respostas que se impõem: cursos voltados para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, onde o empreendedorismo e a inovação são preocupação constante.

As condições de ensino e aprendizagem, num eco-campus de qualidade ímpar, asseguram o ambiente ideal para estudar e investigar. A relação estreita da Universidade com a cidade de Vila Real e com toda a sua envolvência cultural e social contribui para um ambiente académico saudável e enriquecedor que atrai e entusiasma naturalmente todos os jovens.

Ao escolheres a UTAD, encontras aqui um amplo conjunto de infraestruturas que satisfaz todos os requisitos de qualidade. As modernas residências universitárias, a biblioteca central e os laboratórios de ensino e investigação, acesso a rede wireless de banda larga, serviços on-line, reprografia, bares, cantina, restaurante, são óptimos exemplos. Encontrarás ainda espaços de pré-incubação, incentivando o empreendedorismo e promovendo as ligações ao mundo empresarial, o que constitui um forte potencial de inserção dos estudantes no mercado de trabalho.

Mas também disporás de equipamentos desportivos para dinamização das diversas modalidades desportivas. E podes ainda participar nas atividades culturais, tais como teatro, cinema, rádio, música clássica, música popular, tunas, jogos tradicionais, etc., desenvolvidas quer por grupos autónomos da Academia, quer pelo Teatro Municipal e pelo Conservatório da Fundação Comendador Manuel Correia Botelho.

À tua espera tens um corpo docente altamente qualificado e que dispõe das condições adequadas, seja no exercício da atividade letiva, seja na investigação científica. O rigor, a criatividade, a inovação e o espírito ético da sua missão, assim como a grande proximidade com os alunos, são fatores amplamente reconhecidos na promoção do mérito desta instituição.

As cinco escolas que compõem esta Universidade (Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias, Escola de Ciências Humanas e Sociais, Escola de Ciências e Tecnologia, Escola de Ciências da Vida e do Ambiente e Escola Superior de Saúde) apresentam um vasto leque de cursos de licenciatura, de mestrado e de doutoramento que têm visto a sua qualidade escrutinada e reconhecida pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), pelos colégios das ordens profissionais e por elevados índices de empregabilidade.

Aqui tens toda a informação.

 

 

Novas ofertas, novos desafios

 

No ano letivo que vai iniciar, a UTAD oferece, em consórcio com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, uma nova licenciatura: Engenharia e Biotecnologia Florestal. A grande aposta deste curso é responder aos desafios do setor, reforçando a componente da biotecnologia, das novas tecnologias e dos serviços de ecossistema, indo ao encontro do interesse dos agentes da fileira florestal. O 1º ano curricular do curso funcionará na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o 2º ano na UTAD e o 3º ano é repartido entre as duas instituições, consoante o ramo de especialização.

E, caso reúnas as condições, também podes agora ingressar na UTAD ao abrigo dos concursos especiais de ingresso no ensino superior para titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados. A inscrição para realização das provas decorre até 10 de julho de 2021. Informa-te aqui.

Mas podes ainda optar por um dos três Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) oferecidos pela Escola Superior de Saúde da UTAD: Curso Técnico Superior Profissional em Gerontologia (a funcionar em S. João da Pesqueira); Curso Técnico Superior Profissional de Secretariado Clínico; Curso Técnico Superior Profissional de Termalismo e Bem-Estar.

Informa-te aqui!