Conhece os 6 CTeSPs e as 6 Licenciaturas da ESTGA da Universidade de Aveiro

Mais do que te falarmos sobre a ESTGA, melhor ainda é conheceres por dentro e por fora!

 

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) é uma escola politécnica integrada na Universidade de Aveiro (UA), o que significa que um aluno da ESTGA é um aluno da UA de pleno direito, podendo usufruir das instalações e regalias tal como os restantes colegas.

O campus da ESTGA está localizado no centro da cidade de Águeda numa região altamente industrializada, sobretudo em setores como a cerâmica, a iluminação ou a metalomecânica, o que significa mais oportunidades de estágio e de emprego. Com cerca de 1000 estudantes e 80 docentes, e um campus com 6 edifícios, tem tudo o que o que é preciso para se estudar nas melhores condições. O Campus conta, ainda, com um polidesportivo para que se possam aproveitar da melhor forma os tempos livres. É possível ficar alojado numa das residências, destinadas a estudantes de todos os ciclos de ensino, a preços reduzidos.

Em 2021/2022, a ESTGA apresentará uma oferta formativa consolidada, dando continuidade a um percurso de crescimento já com quase 24 anos de história. Atualmente, conta com 6 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP): Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Instalações Elétricas e Automação, Manutenção Industrial, Tecnologia Mecânica, Programação de Sistemas de Informação e Redes e Sistemas Informáticos. Já ao nível das licenciaturas, existem 4 cursos ligados à gestão: Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão Pública e Secretariado e Comunicação Empresarial, e 2 cursos de âmbito mais tecnológico: Tecnologias da Informação e também Eletrónica e Mecânica Industrial. Quanto aos mestrados, a Escola aposta em 3 cursos: Gestão Comercial, Gestão da Qualidade Total e Informática Aplicada.

A ESTGA centra-se num lema: fazer para aprender, e aprender a fazer! Para isso, utiliza modelos pedagógicos inovadores, centrados no estudante e nas respetivas aprendizagens. Por um lado, todos os cursos de TeSP e de licenciatura incluem estágios curriculares em empresas da região e não só. Por outro lado, os cursos de licenciatura nas áreas tecnológicas seguem o chamado modelo de ensino baseado em projetos, onde em cada semestre, os estudantes desenvolvem um projeto no qual deverão aplicar conhecimentos que já adquiriram em sala de aula ou que terão ainda de adquirir, com o apoio dos docentes. Este modelo assenta na responsabilização e na autonomia do estudante, mas também no trabalho em equipa, nos laboratórios e oficinas que estão abertos 24h por dia, durante todo o ano. Nestes projetos há, sempre que possível, uma ligação às empresas, propondo soluções para problemas reais.

Uma outra aposta da ESTGA no próximo ano letivo passará pelo reforço da internacionalização, nomeadamente através dos projetos COIL (Collaborative Online International Learning), que têm por base o envolvimento de docentes e estudantes de diferentes países e que visam desenvolver processos de ensino e de aprendizagem colaborativos com recurso a ferramentas de comunicação online.

Também os apoios financeiros aos estudantes dos vários ciclos de estudo são uma mais-valia para quem se junta à comunidade. Para além das bolsas de estudo oferecidas pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES), a UA disponibiliza bolsas de mérito académico e desportivo e, ainda, de participação e valorização social. Destaque ainda para bolsas de estudo financiadas quer pela Câmara Municipal de Águeda, quer pelo Grupo Jerónimo Martins – estas últimas destinadas aos alunos do Mestrado em Gestão Comercial.

A ESTGA orgulha-se de ser mais do que uma Escola. Com vista privilegiada sobre a cidade, fica a promessa que, nesta casa, quem aqui entra faz parte de uma comunidade marcada pela proximidade e por um forte sentimento de pertença. “Aqui serás Feliz!”