Como ter sucesso no ensino à distância?

Redatora com Futuro
6 junho 2020

Se fazes parte dos milhares de estudantes que tiveram de se reajustar a novos métodos de ensino, nestas últimas semanas, é provável que ainda te sintas um pouco assoberbado e te estejas a adaptar a toda esta nova realidade. É certo que queres continuar a ter bons resultados, e como essa é também a nossa vontade, reunimos algumas dicas que te ajudarão a ter sucesso no ensino à distância:

 

Organiza a tua rotina

Organização, autodisciplina e uma boa gestão do tempo são a chave para uma aprendizagem eficiente.

Planeia a tua semana de forma a definires horários para as diferentes tarefas, nos quais incluas as vídeoaulas que tens, e, também, tempo para o teu estudo autónomo e para realizares os trabalhos que te são solicitados.

Para te orientares melhor, podes organizar o teu horário semanal numa tabela de Excel, por exemplo. Desta forma, será mais fácil manteres-te empenhado e não deixares acumular matéria e trabalho.

 

Verifica o teu e-mail frequentemente

Quem tem as notificações ativadas não deve ter achado muita piada.

O que não faltam são memes sobre a quantidade absurda de e-mails que grande parte dos alunos recebe diariamente, cada um com mil e uma tarefas. A menos que os dias se estendam para além das 24 horas, dificilmente estarão todos prontos a horas.

No entanto, há sempre alguém mais esquecido que, por estar em casa, recusa-se a aceitar que não está de férias, e não consulta o e-mail com a frequência que devia. Se és um deles, o nosso conselho é que atives já as notificações no teu telemóvel.

 

Atualmente, é através do e-mail que os teus professores te dão instruções sobre o que deves fazer, e, assim, não corres o risco de não assistires a uma aula importante ou não enviares algum trabalho dentro do prazo por não teres verificado o teu e-mail. Deste modo, recebes tudo na hora.

 

Cria um espaço de estudo agradável

A verdade é que o ambiente à nossa volta influencia a nossa concentração, por isso, deves optar por um espaço sossegado, confortável e organizado para assistires às aulas - e, de preferência, com uma boa luz natural (também influencia a nossa produtividade) - para estudares.

Para não estares frequentemente a interromper o teu estudo, prepara antes todos os materiais que vais precisar, alguns snacks e uma garrafa de água (como se costuma dizer “it’s just you, your laptop and your water bottle against the world”). Assim, quando estiver na hora, é só fazer login e começar a aprender!

 

Evita distrações desnecessárias

Ao assistires às aulas no teu computador ou tablet, desativa as notificações das redes sociais para não caíres na tentação de estares sempre a verificá-las.Ter a televisão ligada também não será provavelmente a melhor ideia, pelo que deves mantê-la desligada, e o teu telemóvel também pode ser colocado em silêncio para não te distraíres.

Quando estiveres “em aula” ou a estudar, avisa a tua família para não te interromper ou perturbar o teu estudo. Faz pausas regularmente (breves, de 10 a 15 minutos), pois se não o fizeres, chegará a uma altura em que já não estarás focado no que estás a fazer.

 

Mantém-te motivado e faz perguntas

É normal se te andares a sentir mais desmotivado, mas deves tentar contrariar isso.

Não sabemos por quanto tempo esta situação se irá prolongar, pelo que é melhor fazermos um esforço por nos adaptarmos às novas circunstâncias, quanto mais cedo melhor. Participa nas aulas online para que possa haver discussão dos assuntos abordados, e não apenas um monólogo do professor.

 

Mantém-te curioso e não tenhas medo de colocar todas as dúvidas que tiveres. Ao vê-las esclarecidas não só perceberás melhor os conteúdos como te ajudará a manteres-te motivado. Não te esqueças dos teus objetivos, não estás, de forma alguma, impedido de os alcançar. Continua a trabalhar em prol dos mesmos!

Todos nós, estudantes, professores e outros profissionais, estamos em processo de adaptação, mas queremos que saibas que é possível ter sucesso, mesmo que à distância.

 

Esperemos que coloques estas dicas em prática e que elas te ajudem a dar o melhor de ti! You can do it!