Como posso organizar os meus pensamentos?

Gestora Estratégica de Comunicação - Inspiring Future
21 novembro 2023

Hoje em dia, acontece tudo tão rápido que, por vezes, sentimos que nem temos tempo para processar a informação. O nosso cérebro está tão ocupado com os TikToks que vimos na noite anterior, o vídeo que o nosso Youtuber favorito vai lançar ou a nova série da Netflix na qual estamos completamente viciad@s, que não há espaço para pensar sobre o que está a acontecer agora!

 

Como é que podemos lidar com isto? Como é que podemos estar focados na matéria que a professora está a explicar na aula ou na novidade que a nossa mãe nos está a contar à hora de jantar? 🤔

 

O nosso cérebro funciona, mais ou menos, como o nosso quarto. Se não estiver arrumado, mais tarde ou mais cedo, transforma-se numa “selva”. O truque para evitarmos o caos é simples, basta arrumarmos os pensamentos, tal como fazemos com a roupa que fica, todas as semanas, amontoada naquela “cadeira” do quarto!

 

E como é que se organiza pensamentos? 🤯

 

1. Tira notas para despejares o cérebro 🧠

Para não estares a ler este artigo e estares, constantemente, a ser interrompid@ pela tua mente, que te lembra das coisas que tens para fazer a seguir, uma boa estratégia é parares, pegares num bloco de notas, físico ou digital, e apontares todas as tarefas e ideias que tens na cabeça.

Como deves imaginar, quando optas por não escrever algo, porque achas que te vais lembrar mais tarde, o nosso cérebro faz um esforço brutal para estar, constantemente, a recordar-te dessa informação. Esforço que podia ser poupado, se passasses essa informação logo para o papel. A partir desse momento, o cérebro sente que pode descansar, porque sabe que, mesmo que te esqueças, tens ali um auxiliar de memória para te ajudar.

Por isso já sabes, sempre que sentires que tens muita coisa a interromper-te o pensamento, o primeiro passo é passares tudo para o papel. Verás que te sentirás, automaticamente, aliviad@.

 

2. Analisa as notas que tiraste 🧐

Depois de já teres tudo escrito em papel, o próximo passo é analisares a informação. Uma estratégia que te pode ajudar nesta missão é criares um mapa mental, isto é, um esquema, que te permita perceber de que forma as várias tarefas e ideias se ligam entre si.

 

3. Vê o que podes delegar 🤝

Agora que já tens uma visão geral de todas as ideias e tarefas que estavam a “morar” no teu cérebro. Olha para elas e procura perceber se há alguma coisa que possas delegar. Muitas vezes, achamos que temos de fazer tudo sozinh@s, mas isso não é verdade. Imagina que precisas de ir ao teu clube de futebol entregar um papel e que estavas a pensar ir lá com a tua mãe, mas sabes que o teu pai passa por lá a caminho do trabalho, se calhar faz sentido pedires ao teu pai para entregar o papel e assim ficas com mais tempo livre para desempenhares outras tarefas. Faz-te sentido?

 

4. Prioriza tarefas e ideias 🔢

Quando chegas a esta etapa, já sabes quais são as ideias e tarefas que te preocupam, já sabes como se ligam entre si e já sabes com quais terás de ser tu a lidar. Como tal, é importante começares a organizá-las por ordem de prioridade. Por exemplo, se tens teste de Matemática amanhã e um trabalho de Geografia para entregar para a semana, se calhar, faz mais sentido estudares Matemática hoje e, a partir de amanhã, começares a dedicar mais atenção ao trabalho de Geografia, certo?

Então o ideal é pegares em todas as tarefas e ideias que tens escritas e ordená-las por ordem de prioridade. A mais urgente e importante ficará com o número 1 e assim sucessivamente.

 

5. Faz um plano a curto e a longo prazo ✍🏻

Tarefas e ideias ordenadas! Agora já podes organizar o teu plano a curto e a longo prazo. No plano a curto prazo colocas as primeiras tarefas e ideias da lista de prioridades. No plano a longo prazo colocas as últimas tarefas e ideias da lista de prioridades. Assim garantes que não te esqueces de nada, que tens a tua vida organizada para os próximos tempos e que dás descanso ao teu cérebro para viver o aqui e agora, combinado?

 

Gostaste deste conteúdo? Segue-nos nas redes sociais para acompanhares o nosso trabalho, diariamente. 😉