Como posso fazer Erasmus no Ensino Secundário?

Gestora Estratégica de Comunicação - Inspiring Future
26 fevereiro 2024

Criado em 1987 pela Comissão Europeia, o programa Erasmus conta já com mais de 10 milhões de participantes, um número que inclui estudantes universitários, do Ensino Secundário e do Ensino Básico.

Em 2022, foram 350 as escolas portuguesas que se associaram a este programa, numa série de projetos que envolveram cerca de 10.000 estudantes!

Queres saber como podes, também tu, abraçar este desafio? 😉

Vamos apresentar-te as várias opções que tens à tua disposição:

 

1. Mobilidade para fins de aprendizagem 📚

Se optares por fazer em grupo...

Podes viajar com os teus colegas e professores para outro país, com o objetivo de aprenderes numa realidade diferente. 

Duração: Entre 2 e 30 dias (excluindo o tempo de viagem).

 

Se optares por fazer individualmente...

Podes passar um período no estrangeiro, para estudares numa escola parceira ou realizares um estágio numa organização.

Duração:

- Curta duração: 10 a 29 dias (excluindo o tempo de viagem).

- Longa duração: 1 mês a 1 ano (excluindo o tempo de viagem).

 

Condições:

Para poderes participar nesta modalidade de Erasmus+, a tua escola tem de se candidatar à acreditação no domínio do ensino escolar ou à participação num projeto de mobilidade de curta duração. É a escola que seleciona as pessoas que serão candidatas ao programa. 

 

Apoios financeiros:

Os apoios da União Europeia aplicam-se, tanto às despesas de deslocação, como às de estadia. No entanto, serão sempre geridos pela tua escola.

 

Para mais informações sobre esta opção, clica aqui

 

2. Intercâmbio de jovens 🌍

O intercâmbio decorre fora do contexto escolar e permite-te conhecer, trabalhar e viver com jovens de países diferentes.

Em contexto de intercâmbio, podes participar em atividades, tais como, seminários, exercícios, debates, teatros, atividades ao ar livre...

 

Duração: 5 a 21 dias (excluindo a viagem).

 

Condições: Podes participar entre os 13 e os 30 anos.

A candidatura tem de ser apresentada por uma organização ou grupo de jovens, que fica responsável por selecionar quem participará no intercâmbio.

 

Para mais informações sobre esta opção, clica aqui.

 

3. Atividades de participação juvenil 💪

Através da participação em atividades, tais como, workshops, debates, conversas com decisores políticos e eventos culturais, podes envolver-te em questões económicas, sociais, culturais e políticas, dando voz às tuas ideias. 

 

Duração: Cada projeto pode durar entre 3 e 24 meses (o que inclui a preparação, a implementação e o follow-up do projeto), mas pode abranger mais do que uma atividade.

 

Condições: Podes participar entre os 13 e os 30 anos, mas não te podes candidatar individualmente. As candidaturas devem ser submetidas por grupos de jovens ou organizações que trabalham com jovens. 

 

Apoios financeiros: A União Europeia suporta os custos associados às atividades do projeto.

 

Para mais informações sobre esta opção, clica aqui.

 

4. DiscoverEU 🚂

Se tens 18 anos, a DiscoverEU dá-te a oportunidade de explorares o continente europeu, aprenderes sobre o seu património cultural e a sua História e ainda estabeleceres contactos com pessoas dos vários países da União Europeia.

 

Duração: A viagem pode durar entre 1 e 30 dias.

 

Condições: Se fores uma das pessoas selecionadas, receberás um passe de viagem (regra geral, de comboio) e um Cartão Jovem Europeu DiscoverEU, que te dá acesso a vários descontos: em visitas culturais, atividades de aprendizagem, atividades desportivas, transportes locais, alojamento e alimentação. 

Porém, as despesas relacionadas com alojamento, alimentação, seguro e quaisquer outras despesas relacionadas com a viagem, ficarão à tua inteira responsabilidade. 

 

Para mais informações sobre esta opção, clica aqui

 

Se depois de leres este artigo, ainda te resta alguma dúvida, podes sempre falar com os especialistas na matéria, a Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação:

📞 210 101 900

✉️ agencianacional@erasmusmais.pt