Como posso escolher o melhor curso superior para mim?

26 abril 2023

Máquina! Estás cada vez mais próxim@ de tomar uma das decisões mais importantes da tua vida. Em breve irás terminar o ensino obrigatório e vais entrar numa nova fase. Se estás a ler este artigo, provavelmente estás a considerar ingressar no ensino superior, mas das duas uma... ou percebeste que gostas de demasiadas coisas e não consegues escolher, ou não consegues encontrar nada que gostes!

Bem... não vou mentir, estás numa situação tramada. Mas se estás nessa situação, garanto-te que é porque ainda não pesquisaste toda a informação que existe disponível! Vais-me dizer que já leste sobre todos os 2147 cursos nas mais de 100 instituições de ensino superior em Portugal? E também me vais dizer que já leste todos os artigos no nosso site? Bem me parecia... Mas não te assustes! Não vais ter de fazer isso tudo para chegar lá. Apenas vais ter de, durante os próximos meses, dar uso às dicas que te vou deixar neste artigo para tomares a decisão mais consciente possível e encontres um curso que gostes!

SPOILER ALERT: Sim, vais encontrar um curso que gostas. Aliás, vais encontrar vários. Depois o difícil vai ser escolher entre todas as opções que recolheste!

Vamos começar por navegar na internet.

 

1. DGES - Direção-Geral do Ensino Superior

 

Se ainda não conhecias, apresento-te a DGES. Vais passar algum tempo aqui durante todo este processo, pois é aqui que vais fazer o pedido de atribuição de senha e a candidatura em si. Além disso, também encontras aqui toda a informação sobre ensino superior! Quando digo tudo, é mesmo tudo. Listagens de cursos, notas de último colocado, bolsa de estudo da DGES, etc. 

Contudo, ao longo do tempo vais perceber que algumas palavras ou frases são um pouco complicadas de interpretar... Pois bem, vamos lá então passar a uma solução mais simples.

 

2. Inspiring Future

 

Tinha de ser, não é? Já nos conhecemos portanto, não vou apresentar-te novamente o teu best friend. Mas a questão é - já foste ver mesmo a fundo o que podes fazer no nosso site? Para começar, temos toda a informação que a DGES tem, mas com uma linguagem mais amigável. Garanto-te que tudo o que dizemos vais perceber à primeira! Se não perceberes, não há crise! Envias-nos um e-mail, uma mensagem no instagram ou estás a ver esse botãozinho amarelo no canto inferior direito? Clica aí e envia-nos uma mensagem!

Além disto, também tens acesso a uma listagem de cursos com notas de último colocado, ponderações atribuídas à média de secundário e provas de ingresso, pré-requisitos necessários, tipo de ensino, entre muitas outras coisas!Cada um destes cursos também tem uma página dedicada onde podes encontrar mais informações sobre o curso e a instituição! 


E para terminar em grande, podes ainda calcular a tua nota de candidatura ao te registares cá! Depois podes comparar essa nota com todas as notas de último colocado dos últimos 3 anos. 

Incrível, não é? Então no final deste artigo vai lá fazer o registo se ainda não fizeste! Não te preocupres que volto a relembrar-te no final.

3. Instituições de Ensino Superior

 

Portanto, vamos assumir que agora já encontraste várias opções. Muito bem! Agora, podes aprofundar ainda mais a tua pesquisa e obter mais informações nos sites das Instituições de Ensino Superior! Podes aproveitar para ver as atividades extracurriulares em que podes participar, como costuma estar dividido o calendário letivo, ler testemunhos dos estudantes, entre muitas outras coisas! Vale sempre a pena ir mais além e ler tudo ao nosso dispor em todo o lado.

 

Agora, fora da internet, posso fazer mais alguma coisa para ter a certeza que a minha escolha é a melhor? Claro que sim! 

 

4. Dias Abertos

 

Sabias que a maioria das Instituições de Ensino Superior abrem as suas portas em dias específicos do ano para receberem alunos do ensino secundário? Preparam um dia incrível cheio de palestras, visitas às instalações e sessões de conversa com estudantes e professores da instituição para esclareceres todas as tuas dúvidas e viveres o ambiente ao máximo!

Não há nada melhor do que viver de perto a experiência! Portanto, consulta aqui a nossa agenda para veres quais instituições já marcaram dias abertos para este ano! Basta registares-te (gratuitamente!) e aparecer.

Caso não tenhas disponibilidade, vê no nosso canal de youtube se já fizemos a visita à instituição por ti! 

 

5. Visitas às Instituições de Ensino Superior

 

Já perdeste a oportunidade de visitar o dia aberto da instituição que querias? Não tiveste a oportunidade de visitar uma feira de ensino superior? Não há problema! Podes sempre visitar a instituição noutra altura.

Podes agendar uma visita com os representantes da instituição. Para isso, basta enviares um e-mail a requisitar a sua disponibilidade. Normalmente as instituições são sempre recetivas a fazer-te uma pequena visita pelas instalações!

Ou então, podes sempre visitar por ti próprio. Nas instituições de ensino superior não existe um controlo muito grande para ver quem entra! Desde que não infiltres as aulas, está tudo bem.

 

6. Feiras de Ensino Superior do projeto Inspiring Future

 

Caso ainda não nos conheças muito bem, podes não saber que nós também visitamos escolas secundárias para levar até vocês todo o conhecimento sobre o Acesso ao Ensino Superior! Mas nunca vamos sozinh@s, pois estamos sempre acompanhados de várias Instituições de Ensino Superior. 

Além de sessões, apresentações e workshops, as nossas atividades nas escolas secundárias também incluem uma feira de Ensino Superior onde cada instituição tem a sua própria banca com flyers, brindes e um representante disponível para responder a todas as tuas dúvidas!

Todos os anos visitamos mais de 250 escolas! Por isso, existe uma grande probabilidade de passarmos pela tua. Consulta a nossa agenda para veres o dia em vamos passar por aí!  Se não tiver na agenda, fala com os Serviços de Psicologia e Orientação da tua escola para entrarem em contacto connosco, através de escolas@inspiringfuture.pt


 

7. Feiras de Educação, Formação e Empregabilidade


Além das nossas feiras, também existem outras espalhadas pelo país recheadas de atividades e Instituições de Ensino Superior! Por exemplo, a QUALIFICA no Porto e a FUTURÁLIA em Lisboa. Recomendamos a visitares as páginas de ambas as feiras, apontares as datas e falares com o teu diretor de turma ou associação de estudantes para organizarem uma visita a uma delas!

E claro que nós também iremos marcar presença, portanto se precisares de nós, até aí estamos! Já sabes... estamos em todo o lado!

8. Orientação e Aconselhamento Vocacional

 

Por último, sabemos que mesmo assim podes ter dificuldade neste processo de tomada de decisão. A alta quantidade de informação existente pode também ter esse mesmo efeito contrário! 

Dentro do Projeto Inspiring Future, disponibilizamos sessões de orientação e aconselhamento vocacional que têm como objetivo ajudar-te a perceber os teus interesses, opções e capacidades intelectuais, para que depois possas decidir conscientemente qual o melhor curso para ti e o projeto de vida que queres desenvolver.

Para mais informações, podes consultar a nossa página de Acompanhamento e agendar a tua sessão!

 

 

Então, máquina? Achas que já tens aqui dicas suficientes que te ajudam a escolher o melhor curso possível para ti? Provavelmente! Ainda assim, se precisares de ajuda, sabes que podes sempre contar connosco.

E como o prometido é devido, relembro-te que deves agora fazer o teu registo aqui no nosso site para poderes usufruir de várias ferramentas que temos para ti como a calculadora da média, listagem de cursos e comparação de notas!

Boa sorte!