Como lidar com tanta informação sobre o Ensino Superior?

Gestora Estratégica de Comunicação - Inspiring Future
9 janeiro 2024

Deixa-me adivinhar...

- Decidiste começar a pesquisar sobre o Ensino Superior e ficaste assustad@ com a quantidade de informação que encontraste?

- Os teus familiares estão sempre a perguntar-te qual é o curso que vais seguir e tu não fazes a mínima ideia?

- Já sabes qual é o curso que queres, mas achas que não vais conseguir entrar por causa da média?

Sabemos que não é fácil lidar com toda a informação que nos invade o cérebro, quando queremos tomar decisões importantes como esta e, por isso, vamos dar-te uma ajuda:

 

1. Pesquisa em fontes seguras  ⚠️

O primeiro passo para não te deixares enganar é pesquisares em fontes seguras.

Somos suspeit@s para te dizer isto, mas a verdade é que a barra de pesquisa que te disponibilizamos aqui, no nosso website, é uma excelente opção!

Costumamos chamar-lhe doutor Google do Ensino Superior, porque basta escreveres o que te preocupa, para encontrares a resposta que tanto procuras.

Em todo o caso, se ficares com dúvidas, podes sempre entrar em contacto connosco, seja através de uma mensagem privada no Instagram, seja através de um email, que deverás enviar para duvidas@inspiringfuture.pt.

 

2. A última palavra é tua  🫵

É normal que recebas muita informação da parte d@s teus familiares, amig@s e professor@s. Tod@s el@s se preocupam contigo e, por isso, querem garantir que tomas a melhor decisão para o teu futuro!

Resta saber o que deves fazer com toda essa informação?

O ideal é ouvires com atenção e, de seguida, ponderares se é algo que te faz sentido ou não. Afinal, é a tua vida que está em jogo!

Não convém tomares decisões só com base na opinião dos outros. É importante escolheres algo com que te identifiques. Serás tu a ir às aulas, tu a estudar a matéria e, se assim desejares, tu a exerceres a profissão. Portanto, é essencial que te sintas confortável com a tua decisão.

 

3. Não te deixes levar por crenças limitadoras  🥹

Por vezes, deixamo-nos levar por crenças limitadoras, isto é, ideias nas quais acreditamos e que acabam por limitar as nossas opções ou ações.

Por exemplo, se eu acreditar que não sou boa a Matemática e que, por essa razão, nunca conseguirei entrar em Medicina, estou, à partida, a fechar uma porta que queria abrir.

O ideal é substituir esta ideia por: reconheço que tenho algumas dificuldades na disciplina de Matemática, por isso, preciso de estudar mais, procurar explicações...

Faz-te sentido?

Não desistas dos teus sonhos, sem pelo menos tentares!

 

A boa notícia no meio de tudo isto é que esta decisão não é irreversível!

Caso percebas que não te identificas com a tua escolha de curso ou instituição, podes sempre mudar no ano seguinte. 😊