Como evitar não ficar colocad@ no ensino superior devido a um (possível) erro informático!

31 agosto 2023

De certeza que viste na televisão os casos bizarros da Catarina e da Maria em 2023 sobre terem submetido a candidatura e não terem sido colocadas, mesmo estando acima da nota de último colocado 🤔.

Se elas submeteram a candidataram e não carregaram no botão "submeter" ou se foi erro informático... Não sabemos e nem nos interessa assim tanto. O que nos interessa com este artigo é dar-te uma forma de evitar que te aconteça algo igual no futuro! 

ATENÇÃO: Antes de continuares a ler, não temos informação suficiente para dizer onde é que houve erro ou não! Apenas queremos evitar com que estes casos voltem a acontecer a todo o custo e, com isto, dar-te apenas a solução para que nunca te encontres nesta situação!

 

A solução na verdade é simples e não passa por uma fórmula mágica...

Existe uma razão para no final de todas as nossas sessões de Acesso ao Ensino Superior nas escolas secundárias dizermos sempre: "Imprimam SEMPRE o recibo de candidatura para caso o site da DGES vá com os porcos, terem uma prova de que a vossa candidatura existe!" Nunca pensamos que na verdade esta piada se tornasse uma realidade. Não sabemos se foi isso que aconteceu mas, de qualquer forma, é mesmo isso que deves sempre fazer.

Isto porque, ao contrário do que consta na maioria da internet, a DGES nem sempre envia um e-mail a comprovar que a candidatura foi submetida. Logo, para teres uma prova de como a tua candidatura existe, podes fazer uma de duas coisas:

Opção 1: Guardar logo o comprovativo de candidatura quando chegares à parte de submeter a candidatura.

Opção 2: Se já fechaste essa página, podes sempre voltar a fazer login na tua candidatura e fazer download do ficheiro que serve como comprovativo.

 

É literalmente só isto! Perderes 5 minutos a imprimir o recibo, colocá-lo numa pen ou até no Google Drive.

Isto pode literalmente garantir que entras no Ensino Superior ou não. Até porque, se tanto a Catarina como a Maria o tivessem feito, poderiam comprovar que se tratou de um erro informático e teriam entrado na 1ª fase (talvez até com abertura de vagas extra). Uma vez que não têm o recibo, é a palavra delas contra a da DGES - nada se pode fazer. 

Agora, a única hipótese delas é fazer a candidatura à 2ª fase, não tendo garantidas que existem vagas para o curso que queriam. Portanto, moral da história - mais vale prevenir do que remediar!


Aproveitamos para deixar aqui o nosso vídeo da Candidatura LIVE onde podes rever como guardar o recibo da candidatura!