Como estudar para o exame de Português?

4 julho 2020

Já estás como o Camões… com uma pala no olho de tanto estudar?

Se te sentes mal, lembra-te que não estás sozinho neste barco… todos os alunos, literalmente todos, fazem este exame!

Uma boa preparação é o segredo para que te sintas mais seguro no momento do exame. Para além disso, e segundo a nossa especialista de exames “o sucesso depende muito do autocontrolo, da tranquilidade e, claro, do saber. Para tal, nada melhor do que sentir-se pronto para o desafio, porque a confiança naquilo que se sabe destrói a ansiedade e o medo.”

 

Por onde começar?

"Para levar até ao fim o plano de estudos, sem esquecer nada ou sem ver o tempo faltar, o melhor é organizar um plano de estudo: dividir os conteúdos pelo número de dias de estudo, contemplando revisão teórica e aplicação prática. Não esquecer também de contemplar momentos de descanso e distração e de respeitar o período de sono."

 

Compreender a estrutura da disciplina

“Nesta fase final de preparação para o exame, é importante considerar quatro domínios da disciplina: a educação literária, a leitura/gramática e a escrita.

No âmbito da educação literária, há que rever os conteúdos associados a cada obra / autor, os aspetos temáticos, a relação com outros textos estudados, e, no caso das narrativas, a linha de ação e as personagens. Compreender como um determinado tema é abordado na obra, a relação que mantém com o contexto ou com o pensamento do autor e a forma como se desenvolve podem ser aspetos essenciais para responder a uma questão de interpretação. Excertos importantes ou poemas devem ser recordados para que se crie alguma familiaridade, o que facilitará a interpretação. Para além disso, há que resolver questionários porque, para preparar um exame de português, é fundamental desenvolver as técnicas de escrita, neste caso, relativas a respostas curtas ou de desenvolvimento limitado.

No que respeita à leitura/gramática, há que proceder a uma revisão dos conteúdos no âmbito da história da língua, fonética e fonologia, classes de palavras, semântica e texto (atenção que alguns conteúdos já vêm do 3.º ciclo). Estes conhecimentos devem ser testados e consolidados com a realização de exercícios que permitem testar o domínio das várias matérias e identificar dúvidas.

Por fim, a escrita deve ser preparada por meio da revisão da estrutura dos textos que foram estudados na aula, sobretudo do texto de opinião, género que costuma ser visado no Grupo III. De forma mais detalhada, deve passar-se em revista a lista de conectores suscetíveis de serem utilizados em diferentes momentos do texto. É também fundamental produzir textos desta natureza para desenvolver as estratégias de escrita a vários níveis (léxico, organização dos parágrafos, seleção de exemplos, estruturas frásicas …)”

 

Quando tiveres o exame à tua frente…

“É fundamental ler com atenção textos e enunciados e nunca começar a responder sem ter um esquema, pelo menos mental, do que se pretende dizer. No que toca às escolhas múltiplas, é importante ter uma atenção redobrada e evitar precipitações. O texto do último grupo merece um tempo alargado, de forma a ser possível elaborar uma planificação e, de seguida, textualizar sem pressas, deixando ainda tempo para uma revisão atenta.”

 

Uma preparação calma e programada será o caminho para uma realização confiante e de sucesso. E, no final, é esperar os resultados de olhos postos no futuro.

 

Para te preparares melhor ainda, temos também para ti a nossa coleção de preparação para os exames! Está com um desconto de 50% atualmente:

 

Boa sorte e bons estudos!