Como é que o Youtube pode ajudar-te a ter sucesso nos exames nacionais

29 maio 2023

É mesmo verdade, não leste mal o título e não é publicidade enganadora! O YouTube pode ser uma ferramenta bastante útil não só para teres sucesso nos exames nacionais como para preparar o próximo ano letivo. A maior vantagem é teres momentos de entretenimento e lazer que te permitirão ter um estudo mais produtivo e eficaz. Queres saber como? 

Neste artigo revelamos-te 6 canais de YouTube que abordam temas como produtividade, gestão de stress, técnicas de concentração, métodos de estudo e planificação do calendário.  

 

Help2Learn

A Help2Learn foi um projeto que criado e baseado num canal de YouTube que tem uma e uma só missão: ajudar-te a aprender, procurando simplificar ao máximo assuntos complexos através de vídeos animados.

Querem dar-te uma maneira mais apelativa para aprenderes, explorares o teu potencial e alcançares os teus objetivos. Acreditam que aprender deve ser divertido, e por isso criam os vídeos animados com o objetivo de tornar disciplinas difíceis mais fáceis de “digerir”, sem medo de fazer piadas e dizer algumas parvoíces (Quem viu o resumo dos Maias, já sabe exatamente sobre o que se está a falar!).

 

Mariana's Study Corner

Mariana's Study Corner” é o nome de um canal de uma youtuber portuguesa que se dedica à publicação de conteúdos escolares. Apesar de ter nacionalidade portuguesa, os vídeos são publicados em inglês. Neste canal os temas explorados estão relacionados com motivação, preparação dos exames, “notetaking”, rotinas de estudo, planeamento e “lifestyle”. A Mariana tem alguns extras relacionados com o estudo digital, através do IPAD, smartphone e aplicações úteis para estudantes. 

 

 

Study with Jess

Study with Jess” é um canal de youtube australiano. A responsável pelo projeto formou-se em psicologia e é investigadora na área da saúde mental. Afirma que criou o canal para “inspirar, motivar e auxiliar estudantes e jovens adultos”. Os conteúdos explorados relacionam-se com a arrumação do local de estudo, ser mais organizado, estudar para os exames, “de-stress”, estudar de forma efetiva, preparação do regresso às aulas e muito mais. 

 

Thomas Frank

Thomas Frank é um youtuber norte americano formado em gestão de sistemas informáticos. Na descrição do canal, o autor declara que o elaborou para “ajudar as pessoas a serem mais produtivas independentemente se serem estudantes do liceu ou universitárias e ainda dicas para aprender mais rápido e ser um craque nos exames”.

 

“Ways to Study”

Ways to Study” é o nome do canal desenvolvido por uma holandesa, estudante de Direito. Tem 19 anos afirma que criou o canal para “dar dicas de estudo, mostrar as suas rotinas escolares e motivar os outros a estudar”. A youtuber desenvolveu vídeos de “study with me”, apresenta quais os materiais escolares que utiliza, “vlogs”, planeamento e conselhos. 

 

 

“Studytee”

A criadora do canal “sltudytee” é estudante do primeiro ano do curso de engenharia e tecnologia médica. Tem vídeos sobre manter o foco, gestão de tempo, hábitos simples, procrastinação, “desk tours” etc. 

 

“Janice Studies”

O último (ou não) canal que te apresentamos é da Janice, uma estudante de enfermagem no Canadá. Se és ou queres ser estudante de enfermagem, neste canal tens conteúdos e tópicos específicos para esse curso. Além disso apresenta ideias de como estudar com o IPAD e outras ferramentas digitais. 

 

SURPRESA...

Temos um 7.º canal: o da INSPIRING FUTURE!

 

Esperamos que estes canais te ajudem a seres mais organizad@, mais eficaz e que te motivem a estudar. Se conheces outros youtubers e bloguers úteis para estudantes sugere nos comentários.

 

Bom estudo e boa sorte! 💪