Como arrasar nas avaliações - o impacto do método de estudo adequado

Redatora com Futuro
29 abril 2022

Quer queiras manter ou melhorar as tuas notas, utilizar um método de estudo que se encaixe no nosso perfil enquanto estudantes pode ser a chave para o sucesso.

Antes de mais, o método de estudo adequado pode significar menos horas de estudo e um estudo mais produtivo, com muito menos vontade de dormir à mistura e procrastinação - basicamente, tudo aquilo que um estudante pode desejar.

 

A primeira pergunta a fazer é: “em que altura do dia sou mais produtiv@?” - ou seja, sentes que o teu estudo rende mais à tarde ou à noite? Talvez de manhã? Quando conseguires responder a esta questão, o próximo objetivo é planeares o teu horário de estudo, tendo em conta o teu horário escolar e as horas das atividades extracurriculares que frequentas.

 

Uma outra questão muito importante é: “qual o tipo de estudo que mais me beneficia?” - gostas de fazer estudar com esquemas e desenhos? Ler em voz alta? Preferes fazer resumos e estudar por eles? Sentes que é a ler que aprendes mais? Entender qual o tipo de estudo que mais potencializa o teu trabalho é indispensável porque vai fazer com que todo o processo seja facilitado e vai levar a que te sintas muito mais proactivo com o estudo que realizas.

 

Prefiro estudar muitas horas seguidas ou fazer estudos mais individualizados e curtos?” Há pessoas que têm a capacidade de ficar horas sentadas a estudar, mas nem toda a gente tem essa capacidade - e não há problema nenhum! O que deves perceber é durante quanto tempo é que estás realmente focado até precisares de um intervalo. De seguida, é replicá-lo nos momentos de estudo. Mas atenção: não cair no erro de fazer intervalos maiores que o tempo de estudo! É tentador começar a “surfar” infinitamente pelas redes sociais, mas não te podes esquecer que o teu objetivo primordial é estudar e estares melhor preparado para qualquer avaliação que possas vir a ter, portanto, se te vais arriscar nas redes sociais é importante pores um alarme!

 

Por fim, algumas outras perguntas são: “prefiro estudar em casa ou em locais públicos?” e “Gosto de estudar com música/barulho ou em silêncio?” A resposta a esta pergunta pode fazer toda a diferença nos resultados que obtemos! Se quiseres, temos dicas de estudo para vários locais públicos para quem está em Lisboa, Porto e Coimbra.

 

Com todos estes passos analisados, o sucesso é o único caminho possível!