Centenas de bolsas para #EstudarComOsMelhores na Universidade da Beira Interior

A Universidade da Beira Interior (UBI) tem disponível um conjunto de apoios financeiros para os seus alunos, no próximo ano letivo, que visa colmatar as dificuldades que os estudantes e as famílias possam atravessar. A lista inclui bolsas e prémios de mérito, para que ninguém desista do seu futuro no Ensino Superior. A atribuição de bolsas no valor da propina anual e o alojamento gratuito nas residências universitárias são algumas das medidas implementadas para os alunos da UBI colocados através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

Entre os benefícios estão as Bolsas +UBI, que abrangem os colocados em quatro cursos: Matemática e Aplicações, Física e Aplicações, Engenharia Civil e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Os três melhores candidatos aos cursos de Matemática e Aplicações, Física e Aplicações e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, com nota de candidatura superior a 14 valores, beneficiam de uma bolsa que isenta do pagamento de propinas durante um ano, renovável pelo período limite para obtenção do ciclo de estudos. Em Engenharia Civil acresce um ano de alojamento nas residências dos Serviços de Ação Social da UBI.

Para todos os 1.º Ciclos e/ou Mestrado Integrado, há ainda o Prémio de Excelência “+UBI”, acessível aos estudantes colocados através do CNAES, que poderão receber o prémio no valor da propina anual. Para isso basta cumprir duas condições: escolherem a UBI como primeira opção e ter nota de candidatura igual ou superior a 18 valores.

Outro apoio disponível são as Bolsas Santander Futuro, cujas candidaturas vão abrir neste mês de setembro.

Todas as informações estão disponíveis na página “Não Desistas – Aposta em ti!”, onde os candidatos encontram a informação detalhada das condições de atribuição, valores e processo de candidatura.

No mesmo local, os alunos podem informar-se sobre outras Bolsas Exclusivas para alunos da UBI, Bolsas de Ação Social do Estado e as Bolsas +Superior. Estas podem ser acumuladas com outros apoios e destinam-se aos alunos residentes em zonas de maior pressão demográfica que vão estudar para o Interior. Escolhendo a UBI, podem assim contar com duas vantagens: financeira e de qualidade de vida.

Em “Não Desistas – Aposta em ti!”, os estudantes podem conhecer outros programas de apoio criados e reforçados recentemente pela UBI: o Fundo de Apoio Social (FAS) e o Programa “Ser Solidário”.

O FAS pressupõe a cooperação do aluno em algumas tarefas no âmbito de qualquer Unidade ou Serviço da UBI, de acordo com as suas competências e disponibilidade, durante duas horas diárias. Os participantes recebem até ao valor da propina definido para o ano letivo correspondente. Quanto ao Programa “Ser Solidário” pretende dar resposta a situações de carência económica, promovendo a equidade social bem como a redução do abandono escolar por razões de cariz económico, incluindo dois instrumentos de apoio: o Fundo Solidário e a Loja Social “Dar e Receber”.

 

Se ainda não estás convencido, vê o nosso artigo "Porquê escolher a UBI?" e aqui tens 8 razões porque deves escolher a UBI: