Escola do Porto da Faculdade de Direito da Católica promove programas que ajudam os alunos na transição para o Ensino Superior

Faculdade de Direito da Católica no Porto
10 agosto 2021

A Escola do Porto da Faculdade de Direito da Católica é conhecida pela sua exigência e por esperar que os seus estudantes atinjam níveis de excelência. Porque a atenção que lhes dedicamos é uma prioridade, procuramos auxiliá-los a superar quaisquer dificuldades apresentadas na transição para o ensino superior: na interpretação de textos jurídicos; na estruturação do raciocínio necessária ao discurso jurídico; e no uso de uma linguagem rigorosa.

Desde o início, os estudantes têm ao seu dispor várias ferramentas que facilitam a passagem para o ensino superior.

No 1º semestre, os estudantes frequentam a disciplina de Transição para o Ensino Superior. De carácter obrigatório, procura auxiliar os estudantes a “interpretar, analisar e ter a capacidade de abstrair conceitos de casos concretos” uma vez que são “competências fundamentais de qualquer jurista”, partilha a docente Ana Andrade.

Já em modo opcional, é oferecido o programa GPS que tenciona adaptar a estratégia de estudo de cada estudante tendo em conta as especificidades do curso de Direito. Ana Martins, responsável pelo programa, explica que “ninguém deve ter um método de estudo igual porque todos nós temos características diferentes”.

Tendo em conta a individualidade de cada aluno, a coordenadora do programa procura potencializar os recursos pessoais de cada estudante para que o estudo seja o mais produtivo possível, desde o primeiro semestre: “Quanto mais depressa ajustarem o vosso método de estudo, melhor.” 

Por último, a Faculdade assegura o desenvolvimento da capacidade de expressão escrita e oral dos estudantes durante todos os anos da licenciatura, de mestrado e de doutoramento. Trata-se de um formato gratuito e opcional dividido em duas áreas.

Por um lado, no Laboratório de Expressão Escrita, coordenado pela docente Ana Andrade, os estudantes são incentivados a construir “bons textos, seja do ponto de vista semântico, seja do ponto de vista gramatical”. Por outro lado, Joana Estrela, responsável pelo Laboratório de Expressão Corporal, ensina técnicas “tão simples quanto projetar a voz, articular bem as palavras, utilizar os movimentos, experimentar uma boa postura”.

Sabias que estes são apenas alguns dos fatores que diferenciam o nosso curso de Direito? Fica a conhecer todos os outros e se tiveres dúvidas entra em contacto connosco através do e-mail info.escolas@porto.ucp.pt.

 

Toma nota: a segunda fase de candidaturas  às licenciaturas da Escola do Porto da Faculdade de Direito arranca já no dia 16 de agosto e estende-se até ao dia 28 de setembro.

 

Vemo-nos em setembro?