Cartas Anónimas de uma Estudante: SOS!

12 fevereiro 2024

Saudações cordiais, meu caro leitor ou minha cara leitora,

 

Peço desculpa por esta entrada urgente no teu dia mas, de facto, não consigo assistir a este filme sozinha.

 

Como é que é possível, a apelidada de IA (Inteligência Artificial, para o caso de só teres acordado para esta realidade agora), substituir os nossos honrados professores e professoras, numa sala de aula? ESTOU INDIGNADA! Este filme futurista não pode acontecer! ASSINEMOS UMA PETIÇÃO! 

 

Vivemos tempos em que a evolução tecnológica, não só é uma constante, como acontece à velocidade da luz.  As crianças parecem já nascer ensinadas, como se a primeira luz que avistassem no mundo proviesse do ecrã de um telemóvel e não de um holofote na sala de partos.

 

A realidade mais real (e se achas que me repito, é porque ainda não aprendeste o recurso expressivo a que chamamos pleonasmo ou então, simplesmente, já não te lembras dele) é que, a esta velocidade, até nós, geração Z, nos vamos perder e, neste cenário hipotético, o que acontecerá com todas as gerações anteriores?

 

Sente a minha revolta. Sente as minhas palavras, empatia e desabafos!

 

Bem, a verdade é que, enquanto isto ainda só acontece no filmes e nas nossas mentes criativas, podes sempre aprender a tirar partido das funcionalidades que a Inteligência Artificial tem para te oferecer. Trata-se de uma adaptação necessária, se queremos sobreviver neste novo mundo “inteligente”.

 

Eu própria o tenho feito. Porém, deixo-te aqui algumas recomendações, para que o faças de uma forma sábia e, acima de tudo, honesta:

 

1. Não desenvolvas os teus trabalhos apenas com recurso à IA. Utiliza-a como um complemento

Claro que é muito mais fácil pedir às ferramentas que nos façam o trabalho todo, enquanto nos deliciamos a comer chocolate e a assistir a mais uma série. Contudo, se assim for, como é que desenvolvemos as nossas capacidade de procura de informação e de escrita?

 

2. Não te deixes influenciar pelos teus colegas, deixando de parte as tuas competências

Não é porque os teus colegas recorrem à Inteligência Artificial para fazerem os seus trabalhos, que tu tens de fazer o mesmo. As tuas competências vão ser decisivas no mercado de trabalho, por isso, utiliza a IA para te tornares mais eficiente, mas não deixes de ter um papel ativo no processo de criação e desenvolvimento dos teus trabalhos. 

 

3. Utiliza a Inteligência Artificial em tarefas específicas

Vamos lá pensar com calma e clareza! Precisas de ideias para desenvolver um trabalho? Dava-te jeito teres algo que te ajudasse a organizar a tua agenda? Desenvolveste um código que tem alguma falha, mas não encontras o erro? Precisas de visualizar uma imagem que te inspire numa próxima obra de arte? A Inteligência Artificial pode ser uma excelente aliada nestes contextos.

 

Todavia, nunca te esqueças: O TRABALHO TEM MAIS MÉRITO QUANDO É DESENVOLVIDO POR TI! ESTAS FERRAMENTAS SÃO MEROS APOIOS! O importante é aprenderes a cooperar e a trabalhar com a Inteligência Artificial, sem nunca permitires que os teus neurónios se esqueçam que a tecnologia te pode dar a mão em momentos chave. 

 

Até um dia, de um futuro próximo (hopefully not, como robot),

Uma Estudante