Vou fazer a candidatura outra vez este ano. Como é que faço?

Editor Inspiring Future
14 abril 2021

Bem-vind@ à montanha-russa do acesso ao ensino superior. Já percebemos que gostaste tanto que quiseste repetir a dose! Vamos abordar neste artigo, tudo o que precisas de saber!

 

1ª Paragem: Rally dos Procedimentos

 

Se vais fazer a candidatura através do concurso nacional de acesso novamente, vais ter de tratar de tudo outra vez porque todos os documentos já não têm validade…, portanto, está na altura de veres o Calendário Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

 

2ª Paragem: Exames Nacionais

 

Os Exames são válidos apenas durante 1 + 2 anos (sim, sabemos que 1+2 é igual a 3).

O 1 é para o ano em que fazes o Exame e o 2 é para os dois anos seguintes, ou seja, um exame de Matemática realizado em 2019, vai ser válido em 2019, 2020 e 2021 – ainda dá para este ano!

 

Isto significa que todos os exames de 2018 ou mais antigos, já não são válidos este ano, portanto, vais precisar de te inscrever para os exames novamente. Temos um tutorial para isso, vê o nosso vídeo sobre a inscrição para os exames:

 

NOTA: As melhorias de nota interna estão neste momento bloqueadas, apenas é possível fazer melhorias de Prova de Ingresso, portanto, a tua média de secundário não será alterada ao realizares os exames para Prova de Ingresso.

No teu caso, como já terminaste o secundário antes, Educação Física não vai contar para o cálculo da tua média de secundário para efeitos de candidatura. Vai ficar tudo rigorosamente igual ao que tinhas no ano anterior.

 

3ª Paragem: Pedido de Senha

 

A senha que usaste noutros anos já não é válida, ou seja, tens de repetir esse processo novamente também! Está na altura de consultares o nosso artigo “Como fazer o Pedido de Atribuição de Senha?”.

Se preferires, podes sempre ver o vídeo que temos sobre isso:

 

NOTA: Não sabemos se te lembras, mas a Senha só chega no final de maio, o que significa que não vale a pena entrares em pânico até lá. Podes também consultar o estado do pedido através do site da DGES, está tudo no nosso site 😊

 

4ª Paragem: Pré-Requisitos

 

Se bem te lembras, existem alguns cursos que exigem certas provas que tens de prestar antes de te poderes candidatar a esses cursos. Não te esqueças de verificar se o curso ou cursos a que te queres candidatar exigem estas provas!

Se não te lembras de nada disto, vê o nosso artigo sobre “Tudo o que precisas de saber sobre os pré-requisitos 2021!” ou vê este vídeo:

 

5ª Paragem: Candidatura

 

Marca já no calendário o 1º dia de Candidatura (a data atualmente prevista é dia 5 de agosto) às 11 horas, vamos estar LIVE no Instagram e no Facebook para te explicar cada um dos momentos de candidatura e tirar todas as tuas dúvidas!