Atividades que podes conjugar com as aulas (e ficam bem no currículo!)

Redatora com Futuro
9 maio 2019

Depois de três anos passados a trabalhar para a média e a fazer as contas no final de cada período escolar, podes finalmente relaxar um pouco nesse sentido. É certo que, se tiveres uma média baixa, encontrar trabalho torna-se mais difícil, mas, hoje em dia, as empresas que procuram trabalhadores já não se preocupam tanto com esse fator como antes, dando mais atenção à experiência dos candidatos, incluindo pós-graduações, mestrados, estágios, Erasmus ou outros programas de intercâmbio, voluntariado, participação nas organizações formadas pelas universidades e outras atividades extracurriculares que podes conjugar com as aulas.

Neste artigo vamos dar-te a conhecer algumas dessas atividades que podes conjugar com as aulas e que te ajudam a ficar com um currículo apelativo.

AIESEC

A AIESEC é uma organização mundial que foi criada alguns anos após a Segunda Guerra Mundial por um grupo de jovens que decidiu juntar-se para tentar combater a grande escassez que existia naquela altura. Dentro da AIESEC, tens quatro opções: podes ser voluntário no Estrangeiro, participar num programa de estágio no Estrangeiro, receber voluntários e estagiários estrangeiros – através do programa dos Buddies – que vêm para Portugal ou então podes candidatar-te à AIESEC para ajudar a tornar possível todas estas oportunidades que promovem o intercâmbio cultural. Se estás a tentar desenvolver o teu espírito de liderança, a última opção é a mais adequada para ti.

Em Portugal, a AIESEC tem escritórios nas seguintes universidades: Universidade do Minho – Escola de Economia e Gestão, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Universidade de Aveiro – Campus de Santiago Aveiro, Universidade da Beira Interior, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Católica Lisbon School of Business & Economics, ISCTE-IUL, ISEG e Nova School of Business and Economics. Caso a tua universidade não tenha um escritório, não te preocupes, podes sempre candidatar-te ou pedir informações acerca de projetos no que ficar mais próximo de ti!

Associação de Estudantes

Depois de doze anos, no mínimo, a estudar, de certeza que já ouviste falar da Associação de Estudantes. Todas as escolas e universidades têm uma e é uma boa forma de conheceres pessoas novas e de estares mais integrado no espírito universitário. Existem vários departamentos e podes candidatar-te àquele que for mais apelativo para ti.

Programa dos Buddies

O programa dos Buddies organizado pelas universidades é semelhante ao programa dos Buddies organizado pela AIESEC, exceto que, neste caso, vais estar a acolher estudantes que vão fazer Erasmus na tua universidade. Quase todas as universidades têm este programa e o objetivo é juntar estudantes portugueses e estudantes estrangeiros para que os últimos tenham uma ajuda mais próxima durante o tempo em que estão a estudar cá. O teu trabalho como buddy é ir buscá-los ao aeroporto, mostrar-lhes o sítio onde vão morar, dar-lhes a conhecer a universidade onde vão estudar e acompanhá-los durante o tempo que estão cá, principalmente nos primeiros dias de adaptação. Esta é uma ótima forma de fazeres amigos estrangeiros, teres contacto com uma cultura nova e aprenderes mais sobre a experiência de fazer Erasmus, o que te pode ser bastante útil no futuro. Para saberes mais, informa-te junto da tua universidade.

Web Summit

A Web Summit é a maior conferência de tecnologia a nível mundial e, este ano, aconteceu em Lisboa pela segunda vez, entre os dias 6 e 9 de novembro. Podes candidatar-te para ser voluntário neste evento e é uma ótima oportunidade para estares em contacto com pessoas que têm carreiras de sucesso em várias áreas e para te pores a par do que se passa no mundo. Mas atenção: As candidaturas abrem cedo e todos os anos se candidatam várias pessoas, de diferentes países, como voluntárias. Quando acabar a conferência deste ano, vai pesquisando na Internet de tempos a tempos para não perderes esta oportunidade. Até porque já está confirmado que regressa em 2018!

Trabalho de babysitter

Gostavas de ter um trabalho que não te ocupasse muito tempo e não sabes como procurar? Gostas de crianças ou vais continuar os teus estudos numa área em que podes ter contacto com elas? Então temos a solução ideal para ti! Há uma plataforma online, a Babysits, onde podes publicar o teu perfil para que os pais que precisam de babysitter para os seus filhos te encontrem e podes também pesquisar as ofertas que há. Existem várias oportunidades e podes escolher aquela que te dá mais jeito, tendo em conta a região, o horário e a frequência do trabalho. Para mais informações vai a https://www.babysits.pt/ .

Atividades específicas relacionadas com a tua área de estudos:

Há cursos que permitem que vás desenvolvendo competências ao longo dos anos e cuja média não é assim tão importante. No caso das artes, fotografia e jornalismo, isso costuma acontecer. Tratam-se de áreas em que é mais importante ter portfólio e uma média razoável do que tirar 18 mas não ter parte prática nenhuma. Se por exmplo gostas de escrever, carrega aqui para seres um Redator com Futuro e ajudar-nos a inspirar os outros!

Para além de todas estas atividades que podes conjugar com as aulas, vais ter ainda mais opções proporcionadas pela tua universidade, nomeadamente as organizações criadas pelos alunos. No entanto, não tenhas demasiada pressa e tira o teu tempo para te adaptares à universidade e ao novo ritmo de trabalho, pois vais ter sempre oportunidades em aberto. Assim que te sentires pronto, deita mãos ao trabalho e começa a construir o teu futuro inspirador!