Atividades que permitem ganhar experiências de trabalho sendo estudante

Redatora com Futuro
13 fevereiro 2020

Se és estudante do ensino secundário, provavelmente, já te perguntaste como podes adquirir competências e habilidades práticas de trabalho apesar de não teres um emprego. Existem várias atividades que podes desenvolver nas férias ou durante o ano letivo para ocupar o teu tempo livre e ganhares conhecimento que te permita decidires, no futuro, que profissional queres ser.

Aqui deixamos-te algumas sugestões:

Associações de Voluntariado

Associares-te a organizações de voluntariado, como a Orientar, em Lisboa, ou na cidade que habitas pode ser bastante enriquecedor, pois permite-te contactar com pessoas de diferentes áreas e experiências profissionais, bem como desenvolver e promover atividades úteis para a tua comunidade. Além de ajudares os outros que te rodeiam aprendes a lidar emocionalmente com pessoas, aprendes a ser assertivo, ganhas mais responsabilidade social e adquires competências úteis de trabalho em equipa.

Participar em mini cursos

Podes inscrever-te em vários cursos de acordo com as tuas preferências ou ambições profissionais. Para encontrares o curso que desejas basta pesquisares no google pelas palavras chave “cursos de verão para jovens 2019”, no entanto, deixo-te algumas soluções económicas. No Hospital Garcia de Horta, em Almada, organizam-se cursos com várias temáticas desde os Primeiros Socorros, Artes Marciais, Explorar Ciência, Escrita Criativa e Artes Plásticas que podes consultar aqui

Na Escola Profissional de Imagem (EPI) em Lisboa realizam-se durante as férias da Páscoa mini cursos relacionados com a Animação 2D/3D, Interpretação, Design Gráfico, Fotografia, Vídeo, Multimédia, Produção e Tecnologias da Música e muitos mais. Para obteres informações mais específicas bastas pesquisares online, no site da escola.

Participar em campos de férias

Os campos de férias proporcionam momentos de lazer e divertimento. Ao mesmo tempo, dão a conhecer locais de importância histórica e cultural, sensibilizando para o desenvolvimento do trabalho em equipa. Existem várias empresas que podes pesquisar na Internet, tais como, Pranima, MyCamp, Tempo de Aventura, etc. Podes ainda visitar o site do Inspiring Career Camp um projeto desenvolvido por nós!

Escutismo

O escutismo é um movimento de educação não formal de jovens e acessível a todos. Ao contrário dos campos de férias exige empenho e dedicação constante, isto é, tens de trabalhar em equipa, organizar atividades e fazer serviço comunitário durante o ano. Todas as atividades têm em vista desenvolver áreas ligadas ao carácter, à afetividade, à intelectualidade, ao físico, social e espiritual. Em Portugal existem duas associações de Escutismo, o Corpo Nacional de Escutas e a Associação de Escoteiros de Portugal e podes pesquisar mais informações sobre elas online.