Até que ponto a música nos pode ajudar durante o estudo?

Redatora com Futuro
9 maio 2019

É comum haver dois tipos de pessoas enquanto estudam: as que ouvem música e as que não gostam de o fazer. Mas será que a música, durante o estudo, não é algo prejudicial ou será que acaba mesmo por trazer alguns benefícios a quem o faz? Vamos tentar descobrir!

Benéfico ou Prejudicial?

Segundo algumas pesquisas, ouvir música enquanto se estuda pode trazer benefícios para o estudante. A pesquisa mostrou que os estudantes que ouviram música clássica durante o estudo tiveram um desempenho em média 12% melhor em testes ou exames. Mas aqui está o ponto chave desta questão. O problema é que, a maioria dos estudantes que ouvem música enquanto estudam, não optam por música clássica ou instrumental. A maioria dos alunos ouve a música do dia-a-dia, os seus gostos, hip-hop, pop, eletrónica…

Que tipo de música é aconselhável? 

A música clássica ou instrumental é a mais indicada para se ouvir enquanto se estuda. As músicas por assim dizer, vocalizadas, muitas das vezes, acabam por distrair os estudantes (começamos a cantar, a escrever a letra da música em vez do resumo da matéria, etc.), acabando por se tornar algo mau para o estudo.

Mas este tema é bastante subjetivo. Cada um tem o seu método de estudo e a sua própria forma de se concentrar. O que resulta com uma pessoa pode não resultar com outra, e o que distrai um pode não distrair o outro. Mas, no geral, o aconselhável é mesmo ouvir músicas instrumentalizadas, sons da natureza, música clássica… Cada um de nós pode tirar um grande proveito da música na hora de estudar!

Fica aqui com uma playlist