As 4 situações em que deves dizer ‘Não’ – Conselhos de Steve Jobs

Redatora com Futuro
17 março 2022

Com tanta informação a chegar até nós todos os dias, Steve Jobs relembra-nos a importância de mantermos o foco com um pensamento bastante profético. É por isso que, para aqueles apelidados de “espíritos livres”, pensadores criativos e empresários que correm atrás dos seus sonhos, estas palavras proferidas por Steve Jobs (há 21 anos) atrás ainda fazem muito sentido nos dias de hoje:

“Algumas pessoas acham que foco significa dizer ‘sim’ à coisa em que você se quer focar. Mas não é nada disso. Significa dizer ‘não’ às outras centenas de ideias boas que existem. Você precisa de selecionar cuidadosamente.”

 

A Chave Para Um Foco Melhor: Desistir Do Multitasking

A verdade é que se calhar não sabes, mas provavelmente é o multitasking que está a matar a tua capacidade de relacionar conhecimentos, de te lembrares de coisas ou de teres um estudo verdadeiramente produtivo. Se não fazes a mínima ideia do que é isto e de que forma te está a influenciar, tens de ver o nosso artigo sobre a armadilha do multitasking.

“A característica que é comum a todas as pessoas que alcançaram o sucesso é a habilidade de singletask.” – Tim Ferriss, New New Internet Speaking

Imagina o que conseguiríamos ouvir, aprender e partilhar se estivéssemos 100% presentes numa conversa - que é como quem diz: fazer singletasking e estar verdadeiramente focad@. A realidade é que estamos sempre a recorrer ao multitasking. Provavelmente estás a fazê-lo enquanto lês isto. Estás a ouvir música? Tens outro separador aberto? Alguma coisa está sempre a implorar pela tua atenção!

 

Jobs refere que é importante dizer ‘não’ a muitas coisas. Podes começar por dizer ‘não’ a estas 4 situações que te roubam o foco:

 

A confundires a tua mente

É necessário organizares as tuas prioridades de forma a limpares da tua mente todas as outras coisas que não são importantes como, por exemplo, eventos sociais. Quanto menos a tua mente estiver confusa, melhor estará o teu foco

 

A interrupções

A tecnologia é um grande obstáculo quando se quer ganhar um bom foco. As constantes distrações que são as notificações podem ser um impedimento para o teu foco. Regra-te e não te permitas visitar o teu e-mail ou as redes sociais quando queres fazer algo. Outra forma de minimizar as interrupções é colocares o telemóvel em modo avião ou até noutra divisão.

 

A quem te rouba tempo

Dizeres às outras pessoas como organizas o teu tempo e quais as horas do teu dia que reservas para fazer o teu trabalho é fundamental. Assim saberão quando não é aconselhável interromper-te uma vez que estás a canalizar todo o teu foco para uma tarefa que assim o exige. 

 

À tua própria descrença

Ter um só foco leva a um “mindset” em que acreditar em que ti próprio é a chave. É necessário que te mantenhas positivo durante a tua caminhada e que vás percebendo o progresso que fazes aos poucos. Estabelece boas metas e alcança o teu tempo o foco através da positividade.

Sem foco a nossa habilidade para pensar, comunicar, resolver problemas e tomar decisões vai, naturalmente, decrescer. Não conseguimos maximizar a nossa eficiência nem chegar a um patamar em que as “coisas fluem” se a nossa mente estiver a divagar pelo país do multitask. Começar por dizer ‘não’ a estes 4 tópicos é imperativo!

Aproveita e vê este vídeo espetacular 😊