Aprender a ajudar, ajudar a aprender - IP Setúbal

Licenciada em Enfermagem pelo IP Setúbal
9 maio 2019
O Curso de Licenciatura em Enfermagem ministrado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal possibilita que os estudantes que o frequentam vivenciem experiências significativas através dos diversos Ensinos Clínicos e no quarto e último ano do Estágio de Opção.

 

 

No último ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem tive a oportunidade de realizar um dos Ensinos Clínicos finais na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital do Barreiro tendo sido este um período de 4 semanas bastante importante, tendo em conta as experiências significativas vivenciadas que operaram mudanças perenes em mim. Ao descobrir a área dos Cuidados Paliativos percebi desde cedo que a sua missão e filosofia coincidia inteiramente com as minhas concepções sobre cuidar em enfermagem. Deste modo, face à oportunidade de manifestar os meus interesses na escolha do local para realizar o Estágio de Opção escolhi novamente desenvolver competências enquanto estudante de enfermagem na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital do Barreiro.

No âmbito da prática dos Cuidados Paliativos, um dos aspetos fundamentais é o apoio à Família. A Família e as Pessoas Significativas possuem um papel determinante no apoio à Pessoa, sofrendo também o impacto da doença nas suas vidas e necessitando de apoio e suporte. Assim, no Estágio de Opção ao refletir acerca de cada um dos pilares dos Cuidados Paliativos, senti necessidade de investir no desenvolvimento das minhas competências no âmbito do apoio à Família.

Face às necessidades apresentadas pelas Famílias, nomeadamente exaustão e sobrecarga do cuidador bem como falta de mecanismos de coping, sugeri o desenvolvimento do projecto “Grupo de Apoio à Pessoa Significativa”, com os principais objectivos: Promover o Empoderamento da Pessoa Significativa face aos processos de transição saúde/doença do seu familiar internado em contexto paliativo e Otimizar os cuidados de Enfermagem no envolvimento da Pessoa Significativa no processo de cuidados.

O Grupo de Apoio à Pessoa Significativa consiste num plano estruturado no qual eram abordados seis temáticas: Missão e Filosofia dos Cuidados Paliativos, Cuidados com Alimentação, Cuidados com a higiene, Cuidados com a movimentação, Cuidados com a Eliminação e Espiritualidade e Morte em Contexto Paliativo. Cada uma destas temáticas foram abordadas semanalmente através de acções psicoeducativas em dinâmica de grupo com uma componente teórico-prática com o apoio do Enfermeiro Paulo Ramires especialista em Enfermagem de Saúde Mental. Com o intuito de obter valores mensuráveis para avaliar a problemática em questão foram aplicadas escalas e questionários: aplicada a escala de Zarit: sobrecarga do cuidador antes do inicio do Grupo e no final do ciclo de sessões, aplicada escala de sintomas de Edmonton (a título experimental) antes e após de cada uma das sessões, aplicado questionário de validação de conhecimentos antes e após cada sessão e por fim um questionário de satisfação. Em suma, pretendia-se criar um espaço no qual seria possível aumentar os conhecimentos dos Familiares (empowerment), promover a livre expressão de sentimentos, diminuir a exaustão e sobrecarga do cuidador, diminuir os sintomas associados à exaustão do cuidador e promover em grupo a adequação de estratégias de coping. 

 

 

Quando terminei a implementação do Grupo de Apoio à Pessoa Significativa tive a oportunidade de realizar várias apresentações com o intuito de divulgar os ganhos adquiridos para as Pessoas e Famílias que usufruíram do mesmo bem como a importância deste para a Unidade. Assim, a primeira apresentação decorreu em Maio de 2015 na Unidade de Cuidados Paliativos tendo como público alvo a equipa multidisciplinar; a segunda em Junho do mesmo ano, teve lugar no IPS como parte integrante do Ciclo de Debates para que a comunidade escolar tomasse conhecimento desta iniciativa e por sua vez na terceira apresentação tive o privilégio de dá-lo a conhecer a nível internacional no Interdisciplinary Programme on Palliative Care and End-of-Life Care na Bélgica em Janeiro de 2016. 

Considero que o desenvolvimento de projectos como este são de extrema importância ao longo do curso de Licenciatura em Enfermagem uma vez que promove a consolidação de conhecimentos inerentes à área de Investigação em Enfermagem, potencia um maior empenho, dedicação e consequente aumento de conhecimentos na área em que se desenvolve, fortalece a relação do discente ao serviço envolvido bem como as parcerias entre o IPS e as Instituições Hospitalares com o objectivo de dar evidência aos projectos de qualidade dinamizados que representam contributos para a comunidade. 

Em retrospectiva, posso afirmar que este projecto teve para mim ganhos imensuráveis a nível pessoal e profissional por duas razões principais: a primeira porque foi-me permitido desenvolver um trabalho numa área de eleição para mim no qual tive total autonomia para o dinamizar e porque consegui fortalecer a relação terapêutica com as Pessoas e Famílias da Unidade de Cuidados Paliativos podendo observar diariamente os ganhos em saúde que advêm da implementação do Grupo de Apoio à Pessoa Significativa. 

Para terminar não podia deixar de agradecer em primeiro lugar a todos os participantes do Grupo de Apoio à Pessoa Significativa porque dia após dia foram eles a minha maior motivação e o seu bem-estar foi a meta estabelecida para a realização do projecto; à Professora Mariana Pereira pela confiança, incentivo e apoio; ao Enfermeiro Orientador Paulo Ramires pela disponibilidade e exemplo de excelência, ao Centro Hospitalar Barreiro Montijo e a todos os profissionais que permitiram a dinamização do Grupo de Apoio e por fim mas não menos importante à minha família que sempre me incentivou a lutar pelos meus objetivos.