Aprende por ti: 20 sítios onde podes tirar cursos grátis

Presidente da Associação Inspirar o Futuro
26 janeiro 2023

Quando somos jovens, o ato de aprender parece remeter-nos sempre para a escola. É na escola que temos uma pessoa, normalmente um professor, cuja função é fazer-nos aprender alguma lição, alguma matéria.

Talvez a obrigatoriedade desse convívio diário com os professores e a escola, particularmente com aqueles que não vão muito com a nossa cara, leva-nos a criar os nossos anticorpos à aprendizagem. Para alguns, vemos até o alívio de "Uf, está quase a acabar o secundário, nunca mais vou ter aulas". Para outros, vem aí uma nova etapa, um estilo diferente.

Na universidade, pretende o sistema de Bolonha que cada aluno estude por si, no seu próprio tempo. Mas mesmo passada esta etapa, a aprendizagem não fica por aqui.

Chegado ao mercado de trabalho, o mais provável é teres de fazer mais alguns meses de formação. “Não aprendeste nada ainda”, dizem eles. Então para quê todos estes anos de estudo?

A realidade é que a aprendizagem é contínua e progressiva, por isso nunca estejas à espera de não ter de estudar ou aprender mais. Pelo contrário, tenta aprender sempre e em tudo o que fazes, porque de cada experiência podes tirar lições importantes. Num livro, numa tarefa, numa viagem ou até mesmo num jogo de cartas.

Procura, dentro dos teus interesses, acompanhar a evolução sempre constante do conhecimento. Mas nem sempre parecemos compreender como chegar a essa informação, ou mais estranhamente ainda, é que ela está mesmo à nossa frente.

Há cerca de 30 anos, Isaac Asiov disse:

“Uma vez que cada casa tenha um computador, cada um ligado a enormes bibliotecas (internet), onde poderás perguntar qualquer coisa e obter uma resposta, poderás procurar sobre qualquer coisa que tenhas interesse, por mais tolo que esse assunto possa parecer para outra pessoa.”

Neste momento existem vários sites que oferecem de forma gratuita cursos online, alguns até com possibilidade de certificação. Portanto, para além da tua procura ativa, acabaram-se as desculpas de não teres como aprender mais.

Fica aqui uma listagem de 20 sites onde podes encontrar cursos online gratuitos (o único senão é a necessidade de saber falar inglês):

1. COURSERA – Website educativo que trabalha com universidades para ter as suas aulas online de forma gratuita. Aprende com mais de 542 cursos.

2.  Udemy FREE Courses – Centenas de especialistas a ensinar através de vídeos, aulas em direto. Existem conteúdos em diversas áreas, tais como: gestão, direito, informática, design, matemática, ciência, fotografia, yoga e muitos mais…

3. UDACITY – Avança a tua educação e a tua carreira com aulas baseadas em projetos. Maioritariamente focado em programação, informática e matemáticas.

4. Khan Academy – Assiste a centenas de micro-aulas sobre vários tópicos, desde História, a Medicina, Química e Informática.

5. MIT Open CourseWare – Acesso gratuito a cursos do MIT com a qualidade dessa instituição de ensino.

6. How Stuff Works? – Mais explicações científicas sobre como as coisas funcionam, do que conseguirias ver durante um ano inteiro.

7. TED – Aulas motivacionais e educacionais de profissionais de todo o mundo e de sucesso nas suas áreas.

8. Open YALE Courses – Este site contém cursos introdutórios aos lecionados na Yale University, sem qualquer tipo de registo necessário.

9. Codeacademy – Uma forma fácil de aprender a programar de modo interativo e divertido.

10. The University of Reddit – A universidade livre do Reddit.

11. Open Culture – Compilação de recursos gratuitos, incluindo cursos, livros e vídeos.

12. No Excuse List – Enorme lista de websites de onde podes aprender.

13. iTunes U – A App gratuita da Apple que permite acesso mobile a muitos cursos.

14. My own business – Cursos online gratuitos importantes para novos gestores, administradores ou para qualquer pessoa com interesse em criar um negócio.

15. ALISON – Com 60 milhões de aulas.

16. Open Learn – Dá-te acesso gratuito a vários cursos e materiais.

17. BBC Languages – Aprende uma nova língua.

18. Lifehacker – Learn to hack life! Através de dicas e truques para melhorares todos os aspetos da tua vida.

19. DuoLingo – Aprende uma nova língua gratuitamente enquanto ajudas a traduzir a web.

20. Classpert– Aqui encontrarás gratuitamente cursos de alta qualidade, tanto em inglês como em português do Brasil. Em poucas semanas irás aprender coisas novas, explorar os próximos passos da tua carreira, desafiar-te, ou apenas satisfazer a tua curiosidade.