Antes de tomares uma decisão, procura informação!

Gestora Estratégica de Comunicação - Inspiring Future
25 janeiro 2024

Tomar decisões nem sempre é fácil, mas quando a decisão que temos em mãos, tem o poder de influenciar o nosso futuro, tanto a nível pessoal, como a nível profissional, as coisas tornam-se ainda mais difíceis... 

 

E tudo isto porquê?

👉 Porque nos deixamos levar pelas dúvidas;

👉 E porque acreditamos que as consequências de uma má escolha serão irreversíveis.

 

No entanto, decidir o que estudar, quais as competências que queres adquirir e qual a área na qual te imaginas a trabalhar no futuro, não tem de ser uma dor de cabeça. Afinal, se sentires que queres mudar, poderás fazê-lo a qualquer momento. 

 

Hoje em dia, decisões como estas não são irreversíveis, seja porque te podes formar numa determinada área e decidir trabalhar noutra, seja porque não tens de te manter na mesma profissão para o resto da vida. 

 

Durante muito tempo, acreditou-se que o processo de tomada de decisão funcionaria do seguinte modo:

👉 Pesquisamos a informação;

👉 Analisamos e comparamos as várias opções que temos;

👉 E, finalmente, tomamos uma decisão.

 

Se assim fosse, as nossas decisões seriam apenas fundamentadas na informação que recolhemos para as tomar e tomadas de uma forma 100% racional.

 

Porém, estudos mais recentes demonstram que o nosso comportamento não se guia, necessariamente, pela razão. Muitas vezes, são os fatores socioemocionais que levam a melhor. O que significa que os fatores pessoais, sociais, económicos e emocionais acabam por assumir mais peso na decisão do que a própria razão.

 

Estes fatores não deviam assumir tanto peso nas nossas decisões, porque abrangem várias questões que não conseguimos controlar, como é o caso do impacto do desenvolvimento tecnológico no mercado de trabalho. 😥

 

Assim sendo, o que te recomendamos é que procures informação, para conseguires tomar uma decisão o mais racional possível.

 

Mesmo que aches que já sabes, exatamente, o curso ou a área que queres seguir, não deixes de procurar informação:

👉 Informa-te sobre as áreas e os cursos que tens à tua disposição;

👉 Compara as opções que mais te chamam à atenção;

👉 E pesquisa sobre as saídas profissionais de cada uma delas.

 

Só assim poderás perceber se as tuas expectativas estão alinhadas com a realidade e se, de facto, é esse o caminho a seguir.

 

Muitas vezes, quando nos deparamos com mais informação, percebemos que, afinal, existem certas áreas ou cursos que, só não estávamos a considerar, porque nem sabíamos que existiam... 👀

 

Mas lembra-te: não basta teres acesso a muita informação, para estares informad@. Se não entenderes a informação que tens em mãos, não conseguirás tirar proveito dela.

 

Sabemos que existe muita informação disponível. Todavia, a nossa capacidade de processar informação, na hora de tomar uma decisão, é limitada. Assim sendo, o que te recomendamos é que priorizes a informação de confiança que, normalmente, te é transmitida pela psicóloga da escola, pelos teus pais, pelos teus professores e claro, como não podia deixar de ser, por nós. 😎

 

Se ainda assim ficares com dúvidas, o que te sugerimos é que te dirijas, diretamente, à escola na qual tens interesse em te matricular, para esclareceres todas as tuas questões.

 

Sabemos que tomar decisões não é fácil, mas é, precisamente por isso, que cá estamos para te ajudar! 😊