"A Universidade pode ser o melhor tempo da nossa vida"

Growth Lead na empresa TOPDOX
6 março 2023
Inês Santos Silva é uma verdadeira empreendedora. Foi uma das fundadoras da Start-Up Pirates, é gestora de crescimento da empresa TOPDOX, entre várias outras coisas. Sabe tudo sobre a sua história académica e profissional:

 

 

Em Setembro de 2007, entrei em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Lembro-me muito bem desse meu primeiro ano de faculdade. O entusiasmo era tal que simplesmente não conseguia dormir. Tinha insónias terríveis noite após noite, mas isso não me demovia de querer aprender e fazer mais e mais. Quando entrei na faculdade todo um novo mundo se abriu perante mim. Pela primeira vez na minha vida, estava rodeada por pessoas que me desafiavam a querer ser mais e melhor. Pela primeira vez em muito tempo estava num ambiente desconfortável, mas ao mesmo tempo estimulante e acabei por prometer a mim mesma tirar o melhor partido da oportunidade.

Durante os quatro anos seguintes disse que sim a quase tudo! Estive activamente envolvida em várias iniciativas, organizei e participei num sem número de eventos, fiz estágios de Verão, participei em cursos internacionais, apaixonei-me pela área do empreendedorismo, mas acima de tudo fiquei a saber o que gosto de fazer e o que sou boa a fazer. Fiz muitas asneiras pelo caminho, mas olho para elas como momentos necessários na minha aprendizagem.

 

Em 2011 decidi dizer que não às várias propostas de trabalho que tinha em cima da mesa e fui trabalhar como “Community Manager” na Sandbox Network. A Sandbox era uma rede internacional, com sede na Suiça, de jovens com menos de 30 anos, com imenso potencial. Nos 7 meses que passo em Zurique cresço imenso. Conheço centenas de pessoas extraordinárias de todo o mundo que me inspiram, que me desafiam e me dão uma visão verdadeiramente global. Nesses 7 meses, lanço ainda as Zurich Girl Geek Dinners e o Ignite Zurich, duas organizações que ainda hoje existem.

Volto a Portugal em 2012 e começo a trabalhar full-time no Startup Pirates, organização que tinha criado em 2011 com 4 amigos. O Startup Pirates é um programa de pre-aceleração, de uma semana, focado em ajudar empreendedores em potência a desenvolverem os seus negócios. Desde o início, que tinhamos a vontade de criar uma organização de Portugal para o Mundo, mas o que alcançamos desde 2011 está muito para além dos nossos sonhos. Hoje o Startup Pirates é a mais internacional organização Portuguesa na área do empreendedorismo e uma das mais internacionais da Europa. Hoje, o Startup Pirates está presente em mais de 20 países e 40 cidades em todo o mundo, tendo apoiado milhares de aspirantes a empreendedores.

 

Contudo, em Novembro de 2015 decido mudar radicalmente de vida. Deixo para trás o Startup Pirates e um trabalho e equipa que adorava e abraço um novo projecto. Em Dezembro de 2015 junto-me à TOPDOX uma startup com sede no Porto. Na TOPDOX sou “Growth Lead” pelo que passo os meus dias focadas em desenvolver estratégias que nos permitem continuar a crescer. Atualmente estamos com mais de 200.000 utilizadores, mas queremos chegar aos milhões muito em breve. De uma forma muito resumida, estes foram os meus últimos 9 anos. Trabalhei muito, tentei dar o melhor de mim em todas as situações, disse MUITAS vezes que sim, aprendi imenso e não me arrependo das escolhas que fiz.

 
A quem está a começar agora aconselho vivamente que olhem para a universidade como uma oportunidade para fazerem coisas, falharem e continuarem a tentar, conhecer pessoas, desenvolver interesses e paixões e perceberem o que gostam de fazer e o que são bons a fazer. O tempo na Universidade pode até ser o melhor tempo da nossa vida, mas não pela liberdade que temos para ir a festas, mas porque podemos falhar, tentar outra vez e aprender mais do que em qualquer outro momento na nossa vida. Boa sorte!