A Tua Média Não Define A Tua Vocação!

Redatora com Futuro
22 janeiro 2024

Estás prestes a terminar o Ensino Secundário e tens de começar a fazer escolhas? 🤔

 

Se já ouviste aquele típico comentário: “Com essa média tens de ir para x, porque é o que tem saída”, sê bem vind@ ao clube!

 

Começamos com 2 verdades:

👉 A tua média não dita a tua vocação;

👉 E se não existirem pessoas formadas em todas as áreas do saber, a sociedade, simplesmente, não funciona.

 

Hoje em dia, existe uma ideia generalizada, segundo a qual, alguém com uma média escolar elevada, tem de ingressar num curso superior com uma média de ingresso, igualmente, elevada.

 

Seguindo esse mesmo raciocínio, é muitas vezes sugerido que alguém que tem uma média baixa, não tem capacidades para ingressar num curso superior que apresenta uma média, tipicamente, alta.

 

Mas sejamos honest@s, tu até podes não querer frequentar um curso superior e não há qualquer problema nisso. Do mesmo modo que até podes ter interesse por uma área cuja média de ingresso é inferior à tua e está tudo bem! 😉

 

Por tudo isto, é muito importante que, ao longo do teu processo de tomada de decisão, consideres um conjunto de aspetos:

 

Só tu sabes o que te cativa

A nossa individualidade determina que, cada 1 de nós, tem os seus próprios interesses.

Ninguém, para além de ti, pode definir aquilo que tu gostas, aquilo que desperta a tua curiosidade ou a área em que te imaginas a trabalhar.

Mesmo que ouças sugestões, tais como: “Isto é que é para ti…” ou “Até deves ter jeito para aquilo…”, no final, só tu sabes o que realmente chama por ti.

 

O fácil pode tornar-se difícil e vice-versa

Não é por teres uma média baixa, que não tens capacidades para enfrentar atividades exigentes e elaboradas, típicas do ensino universitário.

A forma como te ensinam os conteúdos, a tua maturidade e disponibilidade, são fatores determinantes na apreensão dos conhecimentos.

Como tal, o facto de teres uma nota menos boa, numa dada disciplina, não significa que não sejas capaz de aprofundar conhecimentos nessa área e até mesmo passar a dominá-los.

No fundo, o que se revelava difícil, durante o Ensino Secundário, pode passar a ser mais simples na Universidade e vice-versa.

 

O teu sucesso não depende de um curso superior

Por último, deves ter em consideração que o sucesso, ao longo da tua vida, não depende, única e exclusivamente, de um curso superior.

De certeza que conheces várias personalidades e até mesmo pessoas próximas de ti, que alcançaram ótimos resultados, sem terem passado por uma licenciatura, um mestrado ou outra formação superior.

Tendo por base esses exemplos, é possível compreender que a concretização profissional também depende de uma série de skills, que não desenvolvemos na escola. Skills essas que, muitas vezes, são a chave para nos destacarmos no mercado de trabalho e progredirmos na nossa carreira.

 

Também eu já passei por situações desconfortáveis, no que diz respeito ao confronto da minha escolha relativamente ao Ensino Superior. Felizmente, consegui concluir o Ensino Secundário com uma média, relativamente, elevada e a verdade é que fui muitas vezes questionada: “Entraste em medicina, não foi?”. 

 

Não, não entrei. 🙄 Nem tod@s @s que acabam o Ensino Secundário com uma média de 18, de 19 ou até mesmo de 20, querem ser médic@s ou engenheir@s. Há mais profissões para além dessas, nas quais também podemos ser muito bem sucedid@s, reconhecid@s e remunerad@s.

 

Não te deixes influenciar, há muito por explorar! 🧐