A que exames é que te deves inscrever este ano?

Presidente da Associação Inspirar o Futuro
16 março 2021

Se ainda estás a pensar em quais exames te vais inscrever este ano - quando só é necessário que realizes as tuas provas de ingresso - presta atenção às dicas e alertas que vamos te dar neste artigo!

 

O alerta surge por parte do Secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, em declarações à Fórum Estudante, onde refere que: "poderemos ter mais pessoas a terminar o 12.º ano, mas depois menos alunos a entrar no ensino superior".

Isto porque, o membro do Governo receia que os alunos estejam a considerar inscrever-se apenas em um ou outro exame que necessitam como Prova de Ingresso, referindo ainda que "os alunos têm de pensar num leque para ter uma abrangência de candidatura, porque algo pode correr mal e depois ficam sem a prova de ingresso”.

Portanto, o Secretário de Estado quer com esta mensagem indicar aos alunos que tenham em consideração os exames que vão precisar como Prova de Ingresso, não apenas na sua 1ª opção de curso, mas também nas suas outras 5 opções de candidatura no caso do Ensino Superior Público.

 

Então quais os exames a que te deves inscrever? Segue a receita Inspiring Future!

 

A primeira coisa que deves ter em conta é que o Júri Nacional de Exames não te está a impedir de realizar todos os exames que tu queiras, apenas está a retirar a obrigação de os fazeres para aprovação das disciplinas que tens no secundário.

Por outro lado, isto também significa que não serás de forma nenhuma prejudicado na tua nota interna, caso realizes algum exame este ano. Basicamente, não tens nada a perder.

 

Se és do Ensino Profissional, só precisas fazer exames de Prova de Ingresso. Pensa em quais cursos te vais candidatar e inscreve-te em pelo menos uma, senão todas, das Provas de Ingresso exigidas nesses vários cursos.

 

Se és aluno do 12º científico-humanístico, então à partida já tens os exames de Prova de Ingresso do ano passado - só tens de te voltar a inscrever nestes caso pretendas fazer melhoria (que só conta para a Prova de Ingresso, como podes ver neste artigo).

Quanto ao Português e à tua disciplina trienal (Matemática A, História A e Desenho A), avalia se irás necessitar de algum desses exames como Prova de Ingresso e inscreve-te. 

 

A maior parte dos alunos nas áreas de Ciências e Tecnologias, a manter a sua área no ensino superior, não irá necessitar de Português, mas pode usar quase sempre Matemática A (ou alguma variação desta disciplina, pelo que também podes ver a nossa dica para quem precisa de Matemática A ou História A). 

Para os alunos de Humanidades, a manter a sua área no ensino superior, o Português é uma das Provas de Ingresso mais utilizadas, pelo que será sempre positivo teres esse exame, avaliando se valerá a pena ou não a realização do exame de História A (ou alguma variação desta, pelo que também podes ver esta dica).

No caso dos alunos de Economia, a manter a sua área no ensino superior, o exame de Matemática A (ou alguma variação desta, pelo que também podes ver a nossa dica para quem precisa de Matemática A ou História A) é o mais pedido enquanto Prova de Ingresso, porém, existem muitos cursos dentro desta área de estudos ao qual também pode ser usado o exame de Português.

Por fim, a maioria dos alunos de Artes, a manter a sua área no ensino superior, também não irá precisar do Português como Prova de Ingresso, mas o Desenho A é a prova mais exigida nos cursos superiores desta área. 

 

Se és aluno do 11º científico-humanístico, muito provavelmente ainda estás muito à nora com o Ensino Superior, não sabes a que curso te vais candidatar e que Provas de Ingresso vais precisar.

A nossa dica para ti é que te inscrevas em ambos os exames, desta forma estás seguro que, no próximo ano, tens os exames que precisas para fazer uma boa candidatura ao Ensino Superior.

Caso contrário, se para o ano tudo voltar ao normal, poderás ter de realizar, não só o exame de Português e da tua trienal, mas também um exame que já poderias ter despachado este ano, quando tinhas a matéria fresca!

 

Até porque, se correr mal, para o ano poderás sempre voltar a realizar o exame para melhoria.

 

 

 

 

FONTE: Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior